Gaudium news > Jesus é o Tesouro escondido que dá sentido à vida, recorda Papa

Jesus é o Tesouro escondido que dá sentido à vida, recorda Papa

Jesus suscita toda alegria do mundo, a alegria de descobrir o sentido da vida, a alegria de comprometer-se com a aventura da santidade.

 Jesus suscita toda alegria do mundo, a alegria de descobrir o sentido da vida, a alegria de comprometer-se com a aventura da santidade.

Cidade do Vaticano (27/07/2020 10:19, Gaudium Press) Na reflexão feita antes da recitação da oração mariana do Angelus, 26/07, XVII Domingo do Tempo Comum, o Papa Francisco disse aos fiéis reunidos na Praça São Pedro:
“O Reino dos Céus é o contrário das coisas supérfluas que o mundo oferece, é o contrário de uma vida banal: é um tesouro que renova a vida a cada dia e a expande em direção a horizontes mais amplos.”

Francisco comentava o Evangelho do dia (Mt 13,44-52) que corresponde aos últimos versículos do capítulo que o evangelista São Mateus dedica às parábolas do Reino dos Céus.
O trecho tratado compreende três parábolas: a do tesouro escondido no campo, a da pérola preciosa e a da rede lançada ao mar e o Papa tratou sobre as duas primeiras nas quais o Reino dos Céus é comparado a duas diferentes realidades “preciosas”, ou seja, o tesouro no campo e a pérola de grande valor.

Aderem plenamente ao Reino dos Céus os que estão dispostos a arriscar tudo para consegui-lo

O Pontífice explicou que “a reação daquele que encontra a pérola ou o tesouro é praticamente igual” e fez uma observação: “o homem e o mercador vendem tudo para adquirir aquilo mais têm a peito” conseguir.

“Com essas duas semelhanças, Jesus se propõe envolver-nos na construção do Reino dos Céus, apresentando uma característica essencial do mesmo: aderem plenamente ao Reino aqueles que estão dispostos a arriscar tudo”, comentou o Papa, ressaltando:

“De fato, tanto o homem quanto o mercador das duas parábolas vendem tudo aquilo que possuem, abandonando assim suas seguranças materiais. Disso se entende que a construção do Reino exige não somente a graça de Deus, mas também a disponibilidade ativa do homem. ”

É necessária a saudável procura irrequieta do Reino dos Céus

Para Francisco, os gestos do homem e do mercador que vão em busca, privando-se de seus bens, para comprar realidades mais preciosas, são gestos decididos e radicais:  “E, sobretudo, feitos com alegria, porque ambos encontraram o tesouro”, comentou.

Segundo o Papa, “Somos chamados a assumir a atitude destes dois personagens evangélicos, tornando-nos também nós saudáveis buscadores irrequietos do Reino dos Céus. Trata-se de abandonar o pesado fardo de nossas seguranças mundanas que nos impedem de buscar e construir o Reino: a ganância pela posse, a sede de lucro e de poder, o pensar somente em nós mesmos. ”

O Pontífice prosseguiu com seus comentários afirmando que, em nossos dias, “a vida de alguns pode resultar medíocre e sem brilho porque provavelmente não foram em busca de um verdadeiro tesouro: contentaram-se com coisas atraentes, mas efêmeras, cintilantes, mas ilusórias, porque depois deixam na escuridão.”

Jesus: o tesouro, a pérola que traz a alegria de amar Deus e o próximo e seguir a santidade

O Reino dos Céus “é um tesouro que renova a vida a cada dia e a expande em direção a horizontes mais amplos”, disse Francisco, acrescentando que “quem encontrou este tesouro tem um coração criativo e em busca, que não repete, mas inventa, traçando e percorrendo novos caminhos, que nos levam a amar Deus, a amar os outros, a amar verdadeiramente a nós mesmos”.

Concluindo suas reflexões, o Papa Francisco ainda disse:

“Jesus, que é o tesouro escondido e a pérola de grande valor, só pode suscitar alegria, toda a alegria do mundo: a alegria de descobrir um sentido para a própria vida, a alegria de senti-la comprometida com a aventura da santidade. ” (JSG)

(Com informações Vatican News)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas