Gaudium news > Jesuítas suspendem suas atividades no Afeganistão

Jesuítas suspendem suas atividades no Afeganistão

Os Jesuítas e as Missionárias da Caridade estão presentes no Afeganistão desde 2004, dois anos após o restabelecimento da Missão Católica no país.

Jesuitas suspendem suas atividades no Afeganistao

Afeganistão – Cabul (18/08/2021 15:06, Gaudium Press) As atividades da Companhia de Jesus no Afeganistão foram suspensas por tempo indeterminado após a Cabul cair nas mãos dos Talibãs. Dois jesuítas indianos e quatro Missionárias da Caridade aguardam para ser repatriados.

“Não temos certeza se e quando a situação irá melhorar. No momento, os missionários estão seguros e prontos para partir quando a Índia retomar os voos para evacuar os indianos bloqueados no Afeganistão”, afirmou um jesuíta de Nova Délhi.

Trabalho dos Jesuítas e das Missionárias da Caridade no Afeganistão

Este momento de transição do poder é dramático e caótico, o que tem gerado um clima de grande incerteza sobretudo entre os religiosos. Teme-se que os talibãs criem listas de organizações e pessoas que pretendem perseguir.

Os Jesuítas e as Missionárias da Caridade estão presentes no Afeganistão desde 2004, dois anos após o restabelecimento da Missão Católica no país. Ali sempre se dedicaram à assistência aos refugiados na educação. No total, formaram 300 professores, responsáveis por educar 25 mil estudantes.

Igreja Católica no Paquistão

A Igreja Católica no Paquistão também teme as consequências do retorno do talibã ao poder no país vizinho. De acordo com um sacerdote camiliano, “a reconquista de Cabul vai causar graves consequências à Igreja no Paquistão”.

O religioso acredita que o retorno do grupo islâmico aumentará a intolerância em relação às minorias religiosas no Paquistão e pode estimular as forças fundamentalistas paquistanesas a se vingar nos cristãos do país as derrotas das últimas duas décadas. “O fundamentalismo vai crescer. E como sempre acontece nesses casos, serão os cristãos a pagar o preço”, lamenta. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas