Gaudium news > Jesuítas celebram os 500 anos conversão de Santo Inácio de Loyola

Jesuítas celebram os 500 anos conversão de Santo Inácio de Loyola

O Ano Inaciano será iniciado no dia 20 de maio e seguirá o lema “Ver novas todas as coisas em Cristo”.

Santo Inacio de Loyola conversao

Espanha – Pamplona (07/05/2021 09:23, Gaudium Press) A Ordem dos Jesuítas, oficialmente chamada de Companhia de Jesus, está se preparando para celebrar os 500 anos da conversão de seu fundador, Santo Inácio de Loyola, após ser ferido durante uma batalha em frente à cidade basca.

Lema do Ano Jubilar Inaciano

O Ano Jubilar, batizado como ‘Ignatius 500’, terá início no dia 20 de maio de 2021 e seguirá com uma programação repleta de celebrações que terão o seu ápice no dia 31 de julho de 2022, aniversário da morte do fundador. O lema escolhido foi “Ver novas todas as coisas em Cristo”.

Abertura oficial do Ano Inaciano

A celebração de abertura oficial do Ano Inaciano ocorrerá no dia 20 de maio através de uma Santa Missa na catedral de Pamplona presidida pelo Arcebispo local, Dom Francisco Pérez González e concelebrada pelo superior da Ordem, Padre Arturo Sosa. A cerimônia será transmitida através do Canal do Youtube da Companhia de Jesus na Espanha.

Ano Inaciano

Explicação do logotipo do Ano Inaciano

O logotipo do Ano Inaciano, criado pelo arquiteto espanhol Emilio Ortiz Zaforas, apresenta a palavra ‘Ignatius’ em latim, nome que Íñigo de Loyola adotou após sua conversão. Se vê claramente uma cruz no centro da palavra, nela também se recorda o emblema clássico da Companhia de Jesus, o ‘IHS’. Por fim, surge o número 500, fazendo referência à efeméride celebrada.

Programação do Ano Inaciano

A programação do Ano Inaciano conta ainda com uma iniciativa de oração online, intitulada ‘Peregrinos com Inácio’, agendada para o dia 23 de maio. E ainda a celebração de uma Missa na igreja de Gesú em Roma, no dia 12 de março de 2022, pelos 400 anos da canonização do fundador da ordem dos Jesuítas.

Ano Inaciano 2

Palavras do superior dos Jesuítas

Segundo o Padre Arturo Sosa, celebrar o Ano Inaciano “é uma boa oportunidade para dar a conhecer a nossa raiz espiritual, essa fonte espiritual que nos alimenta e nutre de tantas maneiras e lugares diferentes. Aprofundar e renovar nossa própria liberdade interior e energia nos abre para novas e enriquecedoras perspectivas”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas