Gaudium news > Isolamento na pandemia “é um momento difícil para católicos, mas abençoado”, diz Missionário

Isolamento na pandemia “é um momento difícil para católicos, mas abençoado”, diz Missionário

Pároco no bairro de Fuchu, Tóquio, lembra que o isolamento não é uma situação nova para os cristãos japoneses. No tempo das perseguições eles não podiam ir às igrejas, viviam sua fé no seio das famílias.

Pároco no bairro de Fuchu, Tóquio, lembra que o isolamento não é uma situação nova para os cristãos japoneses. No tempo das perseguições eles não podiam ir às igrejas, viviam sua fé no seio das famílias.  

Redação (02/06/2020 14:36, Gaudium Press) O padre Andrea Lembo, superior regional do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME) no Japão e que também é pároco no bairro de Fuchu, localizado na área metropolitana de Tóquio, comentou como seu o pequeno rebanho de fiéis está vivendo este tempo de pandemia no País do Sol Nascente.

Falando para a Fides –agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos–  ele recordou que este não é o primeiro confinamento que vivem os católicos:

“O isolamento não é uma situação nova para os cristãos japoneses, foi assim também no tempo das perseguições. Naquele tempo os católicos não podiam encontrar-se nas igrejas, tinham que levar adiante sua fé no seio das famílias”.

“Hoje, –salienta ele–, diante da ameaça do coronavírus e da impossibilidade de celebrar a Eucaristia do ponto de vista litúrgico, os cristãos, mais uma vez, estão demonstrando que a fé pode ser igualmente vivida de modo profundo. ”

Momento difícil, mas abençoado e vivido com fé

O Padre Lembo afirma que é um momento difícil mas abençoado.
“De minha parte, diz ele, como pároco, todo sábado à tarde envio uma mensagem de voz –que depois é publicada nas redes sociais da paróquia– sobre o Evangelho do domingo e recebo muitos telefonemas, mensagens e e-mails de agradecimento. É uma bênção num momento tão difícil”.

Em tempos de crise sanitária, empenho e solidariedade da Igreja

O padre Andrea Lembo afirmou que a Igreja no Japão sempre esteve na linha de frente no enfrentamento dos problemas que afligem a população:
“Se de um lado a violência familiar, a perda do trabalho e o alcoolismo emergiram mais dramaticamente durante este período de emergência sanitária, de outro, não faltou o empenho e a solidariedade da Igreja”.

O superior regional do PIME no Japão ainda acrescentou:

“Na Paróquia da Sagrada Família, em Fuchu, oferecemos um serviço de assistência aos necessitados.
Nestes meses, graças à ajuda e ao apoio de muitos paroquianos, atuamos para que as famílias em dificuldades econômicas recebessem uma refeição diretamente em suas casas”. 

Reencontrar na Palavra de Deus as próprias raízes cristãs

Ainda a propósito da pandemia do novo coronavírus e o comportamento dos católicos no Japão, há pouco tempo atrás, o arcebispo de Nagasaki e presidente da Conferência Episcopal Japonesa, dom Joseph Sanmei Takami, ressalta que “a situação atual pode ser uma oportunidade para olhar com profundidade para a própria vida espiritual”.

Nessa ocasião o arcebispo recomendou: “Procuremos reler os Evangelhos, juntos, em família, e redescubramos a Palavra de Deus de modo que este momento de distância e de privação possa tornar-se um momento para reencontrar as próprias raízes cristãs”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas