Gaudium news > Intenções de orações do Papa para o mês de julho: proteção para as famílias

Intenções de orações do Papa para o mês de julho: proteção para as famílias

Papa aponta os tempos difíceis que enfrentam as famílias e pede orações para que elas sejam “acompanhadas com amor, respeito e conselhos”

Papa aponta os tempos difíceis que enfrentam as famílias e pede orações para que elas sejam "acompanhadas com amor, respeito e conselhos".

Redação (02/07/2020 15:16, Gaudium Press) No novo “Vídeo do Papa”, para o mês de julho onde o Pontífice apresenta suas intenções de orações, Francisco enfatiza os tempos difíceis que as famílias estão enfrentando hoje. Tempos marcados pelo estresse de um mundo em crise, e pede que  elas “sejam acompanhados com amor, respeito e conselhos”.

Nem os indivíduos, nem a sociedade podem viver sem família

Para o Pontífice, as realidades das famílias hoje são diferentes das do passado.
Imersos em uma cultura em que há pouco tempo, onde o excesso de trabalho às vezes não oferece espaço para a convivência e onde a conexão digital desloca, em alguns casos, os laços emocionais, muitas famílias se sentem sozinhas e sofrem em silêncio.

Além disso, nesses tempos de crise, onde continuamos vendo as consequências socioeconômicas da pandemia torna-se mais evidente que nem os indivíduos nem a sociedade podem viver sem famílias.
É por isso que os estados precisam promover políticas que as protejam.

Existem outras situações perigosas para as famílias

O Vídeo do Papa deste mês mostra essas situações que são, entre outras, “os perigos que a família enfrenta” hoje.

Mas Francisco acrescenta ainda questões da vida diária:
“Às vezes, os pais esquecem de brincar com os filhos”. É por esse motivo que Francisco insiste na necessidade da Igreja de “animar e estar ao lado das famílias, ajudando-as a descobrir maneiras que lhes permitam superar todas as dificuldades”.

A família é a base da sociedade, estrutura adequada para garantir o bem integral necessário

O padre Frédéric Fornos SJ, diretor internacional da Rede Global de Oração do Papa, observou:
“Sabemos que os efeitos da pandemia ainda estão sendo sentidos em muitas partes do mundo.
Existem muitas famílias necessitadas e incertas sobre o seu presente e futuro de trabalho. Diante de todos os desconfortos e doenças do mundo, como essas famílias são acompanhadas?
Da mesma forma, o Papa nos lembra que “a família é a base da sociedade e a estrutura mais adequada para garantir às pessoas o bem integral necessário ao seu desenvolvimento permanente”.

Intenções de orações do Papa para o mês de julho: proteção para as famílias

Rezar nessas intenções é colocarmo-nos em caminho, a serviço de nossas famílias

E em seu apelo final aos Estados para que os proteja, o Papa destaca uma vez mais que a família não é simplesmente um assunto privado, mas um fato social.
Neste tempo em que vivemos, as famílias precisam ser apoiadas, fortalecidas “acompanhadas com amor, respeito e conselhos”.

“Rezar por essa intenção de orações é colocarmo-nos em caminho, a serviço de nossas famílias, apoiando as associações que as ajudam a enfrentar seus diversos desafios, pois a verdadeira oração se encarna em nossas vidas. Durante este mês de julho, dedicamos tempo livre todos os dias a nossas famílias; cada pessoa sabe concretamente o que isso significa ”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas