Gaudium news > Começa instalação da flecha de Notre-Dame de Paris

Começa instalação da flecha de Notre-Dame de Paris

Começou a fase de instalação da nova flecha que ficará no topo da catedral de Notre-Dame de Paris, a fase visível do “renascimento” da Catedral

Reabertura da Catedral de Notre Dame devera ocorrer em 2024

Redação (29/03/2023 13:10, Gaudium Press) Começou nos últimos dias a fase de instalação da nova flecha que ficará no alto da catedral de Notre-Dame de Paris. A nova flecha será idêntica àquela concebida pelo arquiteto Eugène Viollet-le-Duc e destruída durante o incêndio que atingiu a catedral no dia 15 de abril de 2019.

Após o incêndio da catedral, ao todo quatro empresas de carpintaria foram encarregadas de fabricar a estrutura de madeira do telhado e da flecha. Mais de mil carvalhos provenientes de todas as partes da França foram talhados para a fabricação das diferentes peças das estruturas.

Restauracao da Catedral de Notre Dame avanca mais uma fase 4

Estruturas de carvalho para sustentar o telhado e a flecha da catedral

Para a instalação da flecha, os carpinteiros construíram uma enorme estrutura de carvalho capaz de sustentar as 500 toneladas das outras partes da flecha. A base sobre a qual será colocada o restante da flecha necessitou da utilização de 110 peças fabricadas a partir de toras de carvalho com mais de um metro de diâmetro e organizadas como as peças de um quebra-cabeça de geometria complexa.

A peça da base deve ser suficientemente sólida para suportar o restante da estrutura, por isso suas dimensões são enormes (14 metros de comprimento, 21 metros de diagonal e 6 metros de altura).

Restauracao da Catedral de Notre Dame avanca mais uma fase 2

Testando a montagem

Antes que a estrutura seja posta a 30 metros de altura, no topo da catedral, as quatro empresas responsáveis reuniram-se, na semana passada, em um atelier no leste da França, para montar o enorme engenho de carvalho a fim de corrigir e ajustar os últimos detalhes.

O teste de montagem da estrutura foi uma etapa fundamental para ajustar milimetricamente as diferentes partes da base. Ao todo 30 companheiros (artesãos especializados na arte da carpintaria) participaram da montagem da estrutura.

Essa etapa é um verdadeiro avanço rumo ao fim da restauração da catedral, como afirmou Jean-Louis Georgelin, responsável pela restauração do edifício: “Lembrem-se! O mundo inteiro viu o colapso da flecha ao vivo. Ouvia-se as pessoas chorando quando vimos a agulha cair, depois a flecha no transepto. É assim que chamamos nosso caminho crítico e é o símbolo mais forte da reconstrução.”

Restauracao da Catedral de Notre Dame avanca mais uma fase 1

A agulha será instalada até o fim de 2023

O arquiteto chefe da restauração, Philippe Villeneuve, afirmou que o objetivo é colocar a base de carvalho nos quatro pilares do transepto central da catedral no próximo dia 15 de abril, aniversário do incêndio, para simbolizar o “renascimento visível de Notre-Dame”.

O restante da estrutura que compõe a flecha, também apelidada de agulha, tem 66 metros de altura e será idêntica àquela elaborada por Viollet-le-Duc. Segundo os responsáveis da restauração de Notra-Dame, a flecha deve ser instalada gradativamente ao longo de 2023. Em 8 de dezembro, está previsto que o arquiteto-chefe coloque o galo de bronze no topo da flecha, exatamente um ano antes da abertura oficial da catedral ao público. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas