Gaudium news > Iniciado Tríduo de Preparação para celebração do “Perdão de Assis”

Iniciado Tríduo de Preparação para celebração do “Perdão de Assis”

 Aos que arrependidos de seus pecados e com espírito contrito peregrinarem até a Igreja da Porciúncula em Assis será concedido o “Perdão de Assis”.

  Aos que arrependidos de seus pecados e com espírito contrito peregrinarem até a Igreja da Porciúncula em Assis será concedido o “Perdão de Assis”.   

Redação (30/07/2020 17:03, Gaudium Press) Na noite da última quarta-feira, 29/07, na cidade de Assis, na Itália, teve início o Tríduo Preparatório para o Perdão de Assis que será celebrado no próximo dia 2 de agosto. A celebração foi presidida pelo Bispo de Tortona, Dom Vittorio Viola.

A festa do Perdão de Assis está intimamente ligada à Porciúncula, uma igrejinha reconstruída por São Francisco e que hoje está no interior da Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Assis, na região da Úmbria.

O que é o “Perdão de Assis”?

O Perdão de Assis é uma Indulgência concedida àquelas pessoas que, arrependidas dos seus pecados e com espírito contrito, peregrinarem até a Igreja da Porciúncula em Assis ou a qualquer templo franciscano no mundo.

Para obter esta indulgência, que é o perdão do castigo temporal pelos pecados confessados e perdoados pelo sacerdote, é necessário atender os seguintes requisitos:

Visitar o Santuário da Porciúncula em Assis ou qualquer igreja franciscana; confessar-se, comungar e rezar o Credo, um Pai Nosso e uma Ave Maria nas intenções do Santo Padre; rejeitar o pecado.

A indulgência do ‘Perdão de Assis’ pode ser obtida pela pessoa que pede ou por algum defunto.

Como surgiu o Perdão de Assis?

De acordo com as “Fontes Franciscanas” –um conjunto de escritos que sintetizam os acontecimentos da vida do Santo de Assis–, Francisco estava rezando na igrejinha da Porciúncula, próximo a Assis, quando o local ficou totalmente iluminado e o santo viu sobre o altar Cristo e, à sua direita, Nossa Senhora, rodeados por uma multidão de anjos. Era o dia 2 de agosto de 1216.

Perguntado sobre o que desejava para a salvação das almas, Francisco respondeu:
“Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço que, a todos quantos arrependidos e confessados, vierem visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas”.

As “Fontes” narram que o Senhor teria respondido:
“Ó Irmão Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: acolho portanto o teu pedido, mas com a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra (o Papa)”.

Logo após, Francisco apresentou-se ao Santo Padre Honório III, e contou-lhe a que tivera o Papa concedeu sua aprovação.

“Não queres nenhum documento? ”, teria perguntado o Pontífice. E Francisco respondeu:
“Santo Pai, se é de Deus, Ele cuidará de manifestar a obra sua; eu não tenho necessidade de algum documento. Esta carta deve ter a Santíssima Virgem Maria, Cristo o Escrivão e os Anjos as testemunhas”.

Ainda hoje, uma fonte inesgotável de Perdão

E ainda hoje a Porciúncula é uma “porta sempre aberta” para aqueles que querem se valer da graça de Deus através do Sacramento da Reconciliação.

Uma fonte que nunca deixa de gerar água limpa.

Apesar das restrições impostas pela pandemia o Perdão de Assis será celebrado, diz o responsável pelo Santuário da Porciúncula Frei Simone Ceccobao, em uma entrevista à equipe do Vatican News:

”O perdão é sempre o perdão. No sentido de que em sua essência a pandemia teve pouco efeito, mas de fato, em sua estrutura, a Festa do Perdão deste ano teve que passar por algumas alterações. A Basílica teve que se adaptar corretamente a todas as regulamentações sobre distanciamento social, sobre a higienização dos espaços, não haverá as grandes multidões de outros anos.

Uma mudança significativa foi o deslocamento das confissões da Basílica para o convento da Porciúncula. Poderíamos dizer que a casa dos frades se torna a casa da misericórdia.

Nesta época de pandemia, o que o Perdão de Assis pode representar para os jovens?

A esta pergunta Frei Ceccobao respondeu ao Vatican News:

“Acredito que nesta pandemia os jovens sejam os que se encontraram mais expostos, mais desprovidos de meios, quero dizer espirituais, os que se sentiram mais perdidos, e que tenham sentido mais solidão.

O anúncio do perdão é um anúncio forte e lembra-lhes que Deus está próximo de seu medo, que Deus está próximo de suas inseguranças, que Deus vem para tomar conta de suas quedas, Deus é o Pai de misericórdia, ou seja, Ele tem um coração próximo do que é miserável e ferido.

Gosto de citar a inscrição que se encontra na soleira da Porciúncula, no chão, hic locus sanctus est, este lugar é sagrado. ”

“Este lugar é santo porque Deus se curva, se abaixa, porque Deus nos dá uma mão quando estamos no chão, quando somos os mais indefesos, quando sentimos que nossa vida está ameaçada e vale pouco”.

Afirmo com todo o coração que sinto que a vida destes jovens é preciosa, que a sua vida é a pérola preciosa, que sua vida é o tesouro precioso, e desta pérola e deste tesouro a misericórdia de Deus tem extremo cuidado” (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas