Gaudium news > Inicia o processo de beatificação da jovem nigeriana que morreu aos 14 anos

Inicia o processo de beatificação da jovem nigeriana que morreu aos 14 anos

Em 14 de outubro, a Igreja Católica na Nigéria iniciou o processo de beatificação e canonização de Vivian Uchechi Ogu, de 14 anos, morta, em 2009, por homens armados por resistir a uma tentativa de estupro.

6 1 700x391 1

Redação (18/10/2023 10:51, Gaudium Press) Assim como Santa Maria Goretti, a jovem italiana assassinada por resistir à violência, Vivian Uchechi Ogu resistiu à tentativa de um bando de ladrões de violar a ela e à sua irmã mais velha, depois de terem sido roubadas e sequestradas.

Vivian havia se inspirado em Santa Maria Goretti em sua última aula de catecismo, que assistiu após a missa de domingo, 15 de novembro de 2009. Vivian exortava suas colegas a imitarem Santa Maria Goretti e nunca sucumbirem ao estupro ou a qualquer outra forma de imoralidade.

Mas, naquela mesma noite, três ladrões conseguiram invadir a casa da família da jovem. Depois de imobilizar os presentes, incluindo o pai que ficou ferido, os criminosos fugiram, levando Vivian e sua irmã mais velha com eles. Os sequestradores as levaram para um mato próximo e tentaram abusar das duas jovens, mas Vivian resistiu a ponto de os criminosos a matarem.

“A reputação de martírio e santidade da Serva de Deus não cessa de crescer após a sua morte, e depois de ter sido formalmente convidado a abrir a Causa de Beatificação e Canonização do Serva de Deus para levá-la ao conhecimento da comunidade eclesial, convidamos todos os fiéis que possam dar um testemunho válido a se apresentarem e contactarem a Cúria Arquidiocesana com as suas informações, sejam elas favoráveis ou contrárias à fama de martírio e santidade da referida Serva de Deus”, diz o decreto apresentado por Dom Augustin Obiora Akubeze, arcebispo da cidade de Beni, na Nigéria.

O Movimento Vivian Ogu lembra que “Vivian foi Presidente da Pontifícia Associação da Santa Infância e, aos nove anos, arrecadou fundos para pagar o tratamento de várias crianças carentes no Hospital Central da Cidade do Benin. Ela organizou diversas visitas a orfanatos onde tocou a vida de numerosos órfãos pobres.”

Com informações Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas