Gaudium news > Indonésia: Paróquia pede desculpas por músicas profanas durante a missa

Indonésia: Paróquia pede desculpas por músicas profanas durante a missa

Canções populares de amor durante a missa causam indignação nos católicos.

Foto: Facebook/ Ucanews

Foto: Facebook/ Ucanews

Redação (08/08/2022 11:29, Gaudium Press) Uma paróquia na Indonésia emitiu um pedido de desculpas depois que um vídeo, que mostra um coral cantando músicas pop durante a missa, viralizou nas redes sociais na semana passada e provocou a condenação generalizada dos católicos.

Em um comunicado, a paróquia São Francisco de Assis, em Lamahora, na diocese de Larantuka, declarou que “não houve intenção alguma, nem por parte do sacerdote que presidiu a missa nem dos jovens católicos, em prejudicar a celebração da Eucaristia. Pedimos desculpas àqueles que se sentiram incomodados e prejudicados pelas canções cantadas durante a Missa”.

O pároco, padre redentorista Asterius Jangu Ate, assinou o comunicado publicado em 6 de agosto, além do presidente da junta paroquial, do encarregado da juventude católica e do pároco assistente.

No vídeo, o coral canta canções populares no lugar de canções litúrgicas. Uma delas, uma canção de amor, foi usada durante o ofertório.

Os católicos usaram as redes sociais para protestar, questionando o sacerdote que presidiu a missa por permitir tais canções.

A paróquia afirmou que o sacerdote realmente pretendia repreender diretamente os membros do coro enquanto cantavam, mas evitou para não perturbar a missa e só o fez depois que ela terminou.

“Lamentamos profundamente este incidente. Esta é uma lição valiosa para prestarmos mais atenção à seleção de canções na Celebração Eucarística”, destacou a paróquia.

“A liturgia e os cantos litúrgicos são uma riqueza espiritual que deve ser preservada e não substituída arbitrariamente por coisas seculares”, afirmou o sacerdote carmelita Yanto Yohanes Ndona, que fez mestrado em Liturgia na Universidade de San Beda, nas Filipinas.

Acrescentou que o que o coro fez na Missa certamente “não foi com o objetivo de destruir a liturgia, mas sim por falta de compreensão e falta de catequese adequada sobre a liturgia”.

Com informações Ucanews.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas