Gaudium news > Índia: quatro sacerdotes morrem de covid-19 por dia

Índia: quatro sacerdotes morrem de covid-19 por dia

Muitos padres arriscaram suas vidas visitando famílias e realizando serviços pastorais na Semana Santa, quando as restrições do governo foram amenizadas, mas a pandemia estava se espalhando.

Muitos padres arriscaram suas vidas visitando famílias e realizando serviços pastorais na Semana Santa, quando as restrições do governo foram amenizadas, mas a pandemia estava se espalhando.

Redação (17/05/2021, 15:27, Gaudium Press) Pelo menos 120 padres católicos morreram de Covid-19 na Índia, no mês passado. Isso significa que uma média de quatro mortes por dia.

O sacerdote capuchinho Frei Suresh Mathew, editor da revista “Indian Currents”, fez uma lista com nomes, dioceses e congregações religiosas de 117 padres que morreram no período de 10 de abril a 14 de maio.

Frei Mathew disse ao “UCA News”, no último dia 15 que “A lista está incompleta. O número de mortos obviamente aumentará, pois não temos detalhes completos dos padres que morreram durante esta segunda onda”.

Dos 117 padres listados, 48 ​​são de diferentes ordens religiosas, com os jesuítas no topo da lista com 19 mortes.

Para Frei Mathew, o número de mortes aumentará quando mais informações estiverem disponíveis vindas de todas as 174 dioceses da Índia e ainda afirmou que “Mesmo esta lista inicial é muito alarmante, pois temos apenas cerca de 30.000 sacerdotes católicos e, se quatro morrem diariamente, é uma questão de grande preocupação para todos nós”.

Padres morrem por falta de atendimento médico

A lista de padres falecidos inclui padres religiosos e diocesanos que trabalham para as três igrejas católicas rituais da Índia –latina, siro-malabar e siro-malankara.

“Muitos padres estão morrendo por falta de atendimento médico oportuno. É uma situação horrível ”, disse Dom Gerald Almeida, de Jabalpur, no estado de Madhya Pradesh.

Desde meados de abril, a Índia tem relatado mais de 300.000 novos casos por dia, com hospitais lutando para superar a falta de leitos, oxigênio e medicamentos vitais. Pessoas doentes lotaram os corredores e complexos de hospitais, enquanto muitos morreram em ambulâncias esperando do lado de fora dos hospitais em busca de atendimento médico.

Na pandemia, Igreja Católica prioriza a vida

A Igreja Católica na Índia lançou um programa de atendimento domiciliar para pacientes da Covid: “Estou chocado ao saber que tantos padres morreram quando os padres e a vocação ao sacerdócio são muito escassos no país”, disse Dom Almeida.

“Descobri que o receio de morrer é muito alto entre nossos padres e freiras, por isso queria dizer-lhes que eles não estão sozinhos e que estamos com eles” e acrescentou: “Todos nós devemos garantir que sua saúde mental seja protegida e mantida positivamente para superar esta calamidade. ”

A diocese de Jabalpur, de Dom Almeida, criou um centro de quarentena especial para padres e freiras, a fim de garantir seu tratamento e aumentar a confiança entre eles.

Pelo menos 26 freiras e 14 padres estão em tratamento no centro de quarentena, onde quatro enfermeiras estão de plantão para cuidar deles. Um médico faz-lhes uma visita diária.

Todos os padres e freiras da Diocese de Dom Almeida são instruídos a relatar imediatamente se sofrem febre, dor de cabeça ou qualquer outro problema de saúde, mesmo que seja aparentemente irrelevante.  Aqueles considerados positivos para Covid-19 são movidos para o centro de quarentena, que está equipado com instalações médicas básicas e oxigênio.

“Nós apenas transferimos pacientes críticos para hospitais especializados. Cuidamos dos outros até que se recuperem ”, disse Dom Almeida.

Muitos padres arriscaram suas vidas visitando famílias e realizando serviços pastorais

Dom Almeida abriu o centro de acolhimento de doentes suspeitos de coovid-19 depois que um de seus padres morreu na primeira onda da pandemia, em 2020.

Uma freira que morreu na diocese não se apresentou, como deveria, à casa do bispo para tratamento. A maioria das pessoas morre porque não recebe os cuidados adequados no estágio inicial, disse ele.

Os padres sofrem imensamente com seu isolamento em situações como esta

Um padre católico já idoso que não quis ser identificado disse à UCA News que a saúde mental precária é um grande problema entre os padres, “embora a causa de sua morte seja uma infecção pandêmica”.

“A maioria dos padres sofre imensamente com seu isolamento em situações como esta. Seu contato público é restrito durante os períodos de bloqueio. Apesar de anos de treinamento para o trabalho pastoral, eles são convidados a não ter contato com as pessoas. Isso é chocante para muitos padres ”, disse o velho sacerdote, acrescentando mais:

“Muitos padres arriscaram suas vidas visitando famílias e realizando serviços pastorais durante a última Semana Santa, quando as restrições do governo foram amenizadas, mas a pandemia estava se espalhando”. (JSG)

(Fonte UCA News)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas