Gaudium news > Mensagem do Papa por ocasião da independência do México

Mensagem do Papa por ocasião da independência do México

Por ocasião do segundo centenário da independência mexicana, o Pontífice dirigiu uma mensagem ao povo mexicano

As restrições significam que os cerca de 10 milhões de peregrinos que se reúnem na Basílica de Guadalupe por ocasião da Festa da Padroeira, estarão proibidos ir até a Basílica neste ano.

Redação (terça-feira 28/09/2021 18:00, Gaudium Press) Por ocasião do bicentenário da independência do México, o Papa Francisco dirigiu uma carta datada do dia 16 de setembro a Monsenhor Rogelio Cabrera López, presidente da Conferência épiscopal mexicana,

Na missiva o Pontífice afirma que “celebrar a independência é afirmar a liberdade, e a liberdade é um dom e uma conquista permanente”.

Francisco explicou que é importante refletir sobre esses duzentos anos de história para reforçar as raízes e reafirmar os valores que serviram de base para a construção da nação mexicana.

E afirmou que é importante fazer uma releitura dos pontos negativos e positivos do passado. Chamou isso de “um processo de purificação da memória” de maneira a reconhecer erros dolorosos do passado.

Evocou então alguns acontecimentos contra o sentimento religioso cristão da maioria dos mexicanos, causando muitos sofrimentos à nação. Explicou que ao refletir no passado, deve-se tirar lições e continuar a curar suas feridas mas também, “cultivar um diálogo aberto e respeitoso das diferenças e construir a fraternidade tão desejada.”

O Santo-Padre lembrou que o México foi fundado sobre “a independência, a união e a religião” valores que permitem viver o presente de uma maneira melhor.

A propósito da religião, o Papa citou especialmente as aparições de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México e de toda a América-Latina. Dentro de anos, serão celebrados os 500 anos das aparições, festa que vai permitir a construção de “um caminho de fé” para toda a Igreja e sublinhou que Nossa Senhora de Guadalupe “favoreceu a fraternidade e a liberdade, a reconciliação e a interculturação da mensagem cristã, não apenas no México mas em todas as américas”. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas