Gaudium news > Imagem de São José de Anchieta atacada e vandalizada no Espírito Santo

Imagem de São José de Anchieta atacada e vandalizada no Espírito Santo

Na cidade de Anchieta, no Espírito Santo, vândalos atiram tinta vermelha em imagem do Santo missionário, Apóstolo do Brasil.

Na cidade de Anchieta, no Espírito Santo, vândalos atiram tinta vermelha em imagem do Santo missionário, Apóstolo do Brasil.

Redação (17/06/2020 10:37, Gaudium Press) O Santuário Nacional de São José de Anchieta informou, através da rede social Facebook, que uma imagem de Anchieta foi atacada por desconhecidos na madrugada de 15 de junho, segunda-feira.
Em seu ato vandálico os atacantes lançaram tinta vermelha na Imagem do Santo que está localizada na ES 060, Rodovia do Sol, que passa pelo centro de Anchieta.

Santuário classifica ato de vandalismo, falta de ética e desrespeito

A postagem do Santuário de São José de Anchieta é assinada pelo sacerdote jesuíta Padre Nilson classifica o atentado como: Vandalismo, falta de cultura, falta de instrução, falta de ética, falta de respeito pelo patrimônio municipal e Nacional.

E o sacerdote afirma que, por isso mesmo, “O trabalho iniciado por São José de Anchieta na Educação dos povos, ainda segue urgente”.

Imagem de São José de Anchieta atacada e vandalizada no Espírito Santo

Prefeitura de Anchieta manifesta indignação e repúdio

A Prefeitura de Anchieta (ES) também se manifestou a propósito do atentado e informa que “todas as medidas foram tomadas para punir os infratores, em acordo com o artigo 55 do Código de Postura Municipal e demais legislação vigente”.

A nota do Governo Municipal de Anchieta diz:
“A Prefeitura de Anchieta vem a público manifestar sua indignação sobre os atos de vandalismo ocorridos nesta madrugada, 15, quando jogaram tinta vermelha na estátua de José de Anchieta (hoje São José de Anchieta – copadroeiro do Brasil)”.

A nota recorda que a “Imagem de Anchieta foi inaugurada em 09 de junho de 2012, em homenagem àquele que ajudou na formação do município e contribuiu de maneira inigualável com a cultura brasileira e para a fundação de importantes cidades, colégios e igrejas do Brasil”.

A nota da prefeitura acrescenta ainda que “a estátua, além de simbolizar a história e a cultura do lugar, por meio da pessoa de José de Anchieta, canonizado pelo Papa Francisco, representa uma figura de fé para milhares de brasileiros, em especial para o povo de Anchieta”.

Imagem de São José de Anchieta atacada e vandalizada no Espírito Santo

Em uma semana, dois atos de vandalismo semelhantes

Em menos de uma semana, é o segundo ato de vandalismo perpetrado contra imagens de sacerdotes missionários jesuítas que participaram da colonização, formação e unidade da nacionalidade brasileira.

Na noite da última quinta-feira. 11 de junho, a estátua do Padre Antônio Vieira, que está erigida no Largo Trindade Coelho, no Bairro Alto, em Lisboa também foi alvo de ataques.

Em Portugal, a imagem do missionário, representado com uma cruz na mão e tendo junto de si três crianças indígenas, foi pichada com a frase “descoloniza”. (Leia também)

Agora o alvo dos iconoclastas modernos foi José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas