Gaudium news > Imagem centenária de Nossa Senhora de Fátima é exposta em Portugal

Imagem centenária de Nossa Senhora de Fátima é exposta em Portugal

A Imagem participou de exposição temporária “Vestida de Branco”, celebrando o centenário de sua chegada à Cova da Iria, ocorrida no dia 13 de junho de 1920.

Nossa Senhora de Fátima

Portugal – Fátima (15/06/2020 11:00, Gaudium Press) No último sábado, 13 de junho, a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi retirada de seu pedestal na Capelinha das Aparições, localizada no Santuário português, para participar de uma exposição temporária intitulada “Vestida de Branco”. O momento assinalou o centenário da chegada da Imagem à Cova da Iria, que aconteceu no dia 13 de junho de 1920.

Imagem centenária de Nossa Senhora de Fátima é exposta em Portugal 1

Uma longa fila formada por centenas de fiéis ocupou toda a extensão do corredor que serviu de átrio de entrada da exposição. O Cardeal Antônio Marto, Bispo de Leiria-Fátima, foi o primeiro visitante, tendo como acompanhantes o Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas; e Elvira Sequeira, vereadora da Cultura e Patrimônio Cultural de Torres Novas, município de onde era natural Gilberto Fernandes dos Santos, o devoto que encomendou a Imagem.

Imagem centenária de Nossa Senhora de Fátima

Tendo como inspiração uma imagem de Nossa Senhora da Lapa, venerada em Ponte de Lima, a Imagem de Nossa Senhora de Fátima foi modelada e executada pelo santeiro José Ferreira Thedim, seguindo o relato das videntes transmitido ao cônego Manuel Formigão.

No dia 13 de maio de 1920, a Imagem chegou à Igreja paroquial de Fátima, onde foi benzida pelo pároco, Padre Manuel Marques Ferreira. Após enfrentar proibições de manifestações religiosas impostas pelo regime republicano em vigor na época, a Imagem foi levada um mês depois para a Capelinha das Aparições.

Imagem centenária de Nossa Senhora de Fátima é exposta em Portugal 2

Em maio de 1982, por ocasião da primeira visita do Papa João Paulo II ao Santuário Mariano, a Capelinha das Aparições foi renovada e a imagem foi instalada em um pedestal no local exato onde se encontrava a azinheira sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos três Pastorinhos.

Normalmente a Imagem é retirada da Capelinha das Aparições somente nas Peregrinações Internacionais Aniversárias, que ocorrem nos dias 12 e 13 dos meses de maio a outubro, e também nos dias 15 de agosto e 8 de dezembro, datas nas quais a Igreja celebra a Assunção e a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, respetivamente.

Exposição temporária “Vestida de Branco”

Inaugurada no dia 11 de dezembro de 2019, a exposição temporária “Vestida de Branco”, é apresentada também no âmbito da comemoração do centenário da criação da primeira Imagem de Nossa Senhora de Fátima, reunindo as mais belas imagens marianas e refletindo sobre a relação entre a arte e a devoção.

Exposição temporária Vestida de Branco

A exposição da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima apresenta um percurso que vai desde a sua criação iconográfica, passando pela encomenda e fixação do modelo, a sua propagação pelo mundo e interpretação pelos artistas plásticos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas