Gaudium news > Ilha de Man terá sua primeira catedral católica

Ilha de Man terá sua primeira catedral católica

Localizada entre a Grã-Bretanha e a Irlanda, a Ilha de Man está prestes a fazer história ao receber sua primeira catedral católica nas ilhas britânicas

St Marys Cathedral Douglas Isle Man

Catedral de Santa Maria da Ilha, Douglas. Crédito: Harvey Milligan (wikipedia).

Redação (26/09/2023 15:50, Gaudium Press) O Papa Francisco concedeu à Igreja de Santa Maria da Ilha, em Douglas na Ilha de Man, o status de Catedral. Essa igreja agora será uma co-catedral da Arquidiocese de Liverpool, juntamente com a Catedral Católica de Cristo Rei.

Com uma população de 84 mil habitantes, onde cerca de 53% são cristãos, a comunidade católica na ilha é composta principalmente por irlandeses ou descendentes de irlandeses e conta com seis igrejas católicas em toda a ilha.

A notícia da elevação da Igreja de Santa Maria da Ilha à categoria de catedral foi recebida com grande alegria, após um ano desde a petição oficial. A iniciativa de solicitar ao Santo Padre nasceu no Conselho Municipal de Douglas, conforme explicou o Padre John Devine, pároco de Santa Maria da Ilha. Na ocasião, eles destacaram a existência de uma catedral anglicana na costa oeste da ilha, mas a ausência de uma catedral na cidade de Douglas.

Foi então que, aconselhado por advogados de direito canônico, Dom McMahon, Arcebispo de Liverpool, decidiu pedir à Santa Sé a elevação da igreja ao status de catedral, solicitação que foi aceita recentemente pelo Papa Francisco.

Dom Malcom McMahon também recebeu com entusiasmo a notícia da nova co-catedral. A Ilha de Man representa um terço do território total da Arquidiocese de Liverpool. Dom McMahon explicou que a “comunidade católica da ilha tem uma diversidade crescente, com paroquianos vindos de muitas partes diferentes do mundo” e que a população recebeu com alegria a notícia.

Embora os católicos da ilha tenham pouca relação com Liverpool, segundo o Pe. Devine a notícia beneficiará ambos os territórios. De um lado, Liverpool reconhecerá a riqueza da igreja na Ilha de Man, e por outro lado, os fiéis de Man terão a consciência de que o Arcebispo de Liverpool também é o Bispo da ilha.

Uma cerimônia será organizada para que o Arcebispo de Liverpool possa oficialmente assumir sua sede arquidiocesana, marcando um fato histórico na história das ilhas britânicas. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas