Gaudium news > Igrejas serão reabertas “quando paróquias estiverem preparadas”, determina arcebispo do Panamá

Igrejas serão reabertas “quando paróquias estiverem preparadas”, determina arcebispo do Panamá

“Os templos abrirão quando as paróquias estiverem prontas e tiverem formado “comitês Covid-19”, comitês para evitar o contágio”, disse Dom Domingo Ulloa Mendieta.

"Os templos abrirão quando as paróquias estiverem prontas e tiverem formado “comitês Covid-19”, comitês para evitar o contágio”, disse Dom Domingo Ulloa Mendieta.

 Panamá – Panamá Redação (05/06/2020 15:57, Gaudium Press) As igrejas católicas da Arquidiocese do Panamá não abriram suas portas na segunda-feira, 1° de junho, apesar da autorização do Ministério da Saúde, no início à segunda etapa de desconfinamento.

Se as paróquias não estiveram preparadas, elas não poderão ser reabertas

O arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta disse que “Os templos abrirão quando as paróquias estiverem prontas e tiverem formado ‘comitês Covid-19’ para evitar o contágio”.

O arcebispo informou que, das 98 igrejas católicas existentes na Arquidiocese, apenas 32 confirmaram ter instalado as medidas a serem tomadas contra a Covid-19. “E, –afirmou Dom Mendieta- se esse requisito não for atendido, elas não poderão abrir. ”

“A prioridade é a abertura dos templos, com segurança, solidariedade e a serviço de outros”

A decisão já havia sido anunciada pelo arcebispo após a Missa no domingo de Pentecostes, que ainda foi celebrada na Capela do Seminário de San José, sem a participação dos fiéis, e transmitida pela mídia e redes sociais.

Segundo o arcebispo do Panamá, “A prioridade é a abertura dos templos, com segurança, solidariedade e a serviço de outros”.
O prelado esclareceu que durante os mais de setenta dias de confinamento devido à pandemia, as orientações dadas pelos bispos sempre foram encaminhadas de forma a cumprir a Lei de Deus, que em seu quinto mandamento, ordena proteger, promover e defender a vida, preservá-la, a nossa e a dos outros:

“É isso que estamos fazendo, preservando possíveis contágios e a disseminação da pandemia”, disse Dom Mendieta.

Comitês preparam, organizam, orientam a comunidade para o retorno às celebrações

Comitês de saúde Covid-19, preparam, organizam, orientam a comunidade para o retorno às celebrações.

Dom Mandieta declarou: “Os templos abrirão quando as paróquias estiverem prontas e tiverem formado “comitês Covid-19” que são comitês para evitar o contágio”.

Segundo informa o Arcebispo, a Conferência Episcopal considerou oportuna a criação dos comitês diocesanos e paroquiais de saúde Covid-19, responsáveis ​​por preparar, organizar e orientar a comunidade para a reabertura dos templos e o retorno às celebrações.

Esses comitês –informa ainda o arcebispo– também deverão ser responsáveis ​​pela avaliação permanente da situação e determinarão quando os templos estarão aptos a serem reabertos ou, eventualmente, fechados, dependendo da evolução do quadro das infecções provocadas pela pandemia.

Não dar ouvidos às “campanhas orquestradas nas redes sociais”

Por fim, depois de afirmar que “Para que nosso retorno aos templos seja em paz, serenidade e segurança, é preciso prudência” o Arcebispo pediu aos fiéis para não darem ouvidos às “campanhas orquestradas nas redes sociais” que censuram a igreja que “em vez de abrir caminhos, os fecha”.
Dom Mendieta justifica as determinações do arcebispado recordando que a Arquidiocese do Panamá registrou o maior número de incidência de casos de contaminação com o novo coronavírus, o que leva a tomar ulteriores medidas e adaptar o protocolo nas áreas com maios foco de contágios. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas