Gaudium news > Igrejas na Suíça são alvo de vandalismo

Igrejas na Suíça são alvo de vandalismo

Várias igrejas católicas da região suíça da Basileia foram vandalizadas nas últimas semanas. Os atos incluem pichações, depredações e uma tentativa de incêndio

640px Basel Munsterpfalz1

Redação (19/08/2022 11:15, Gaudium Press) Ao longo das últimas semanas, várias igrejas católicas sofreram atos de vandalismo, na região suíça da Basileia.

O vicariato da cidade de Basiléia indicou que o mais recente ato de vandalismo aconteceu no último dia 15 de agosto, solenidade da Assunção de Maria Santíssima, na igreja de São José.

Contudo, o vicariato informou que pelo menos cinco outras igrejas da região foram igualmente vandalizadas.

No dia 19 de julho, um indivíduo ateou fogo em alguns pedaços de madeira no interior de uma igreja. A mesma igreja teve as janelas apedrejadas uma semana após a tentativa de incêndio.

Duas outras igrejas da região foram pichadas no dia 3 de agosto. No dia seguinte a igreja da cidade alemã de Weil am Rhein, na fronteira, também foi alvo de pichações.

O templo mais danificado foi a igreja do Espírito Santo (Heilig Geist). Números e letras, sem aparente significação, foram gravados nas paredes.

As inscrições são em sua maioria indecifráveis, com exceção de algumas nas quais se pode ler palavras como “Jesus”, “Buda” ou “Deus é grande” em árabe.

O responsável de imprensa do vicariato, Matthias Schmitz, explicou que o autor das pichações provavelmente padece de alguma perturbação.

Dom Felix Gmür, Bispo de Basileia, afirmou que “Devemos também ver o vandalismo como um pedido de ajuda e nos perguntar onde estamos como Igreja e como sociedade”.

Matthias Schmitz considera que não é necessário fechar as igrejas nem mesmo reforçar a segurança temendo um ato mais violento, embora tenha sugerido maior vigilância por parte dos funcionários das igrejas.

Por enquanto nenhum suspeito foi detido. As autoridades policiais acreditam que se trate dos mesmos autores em todos os atos de vandalismo. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas