Gaudium news > Igrejas na África celebrarão o Dia do Secam em 2 de agosto

Igrejas na África celebrarão o Dia do Secam em 2 de agosto

O Secam nasceu da ideia de criar uma estrutura continental capaz de promover uma visão comum da missão da Igreja na África. 

O Secam nasceu da ideia de criar uma estrutura continental capaz de promover uma visão comum da missão da Igreja na África.

Redação (14/07/2020 12:57, Gaudium Press) O Dia do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (Secam) foi criado em 2014, por ocasião do 45º aniversário de fundação do organismo de Bispos que reúne 37 Conferências Episcopais Nacionais e 8 Conferências Regionais Africanas.

O Dia do Secam pretende ser uma ocasião para divulgar aos católicos africanos a história, a organização e missão da associação, mas também para rezar pela Igreja no mundo, e em particular, pela Igreja na África.

O Dia do Secam será no domingo 2 de agosto

O Dia do Secam é celebrado normalmente em 29 de julho ou, quando não coincide com um domingo, é celebrado no domingo mais próximo a essa data. Neste ano ele será realizado na data de 2 de agosto.

Na ocasião do evento, normalmente é realizada uma coleta especial, porém, por causa da pandemia do novo coronavirus, a coleta foi adiada. É o que informa uma carta do secretário-geral do organismo, Padre Terwase Henry Akaabiam, citada no blog da Associação das Conferências Episcopais da África Oriental (Amecea).

Todavia, diz o Padre Akaabiam nessa carta que foi endereçada a todos os secretários-gerais das Conferências episcopais africanas: “aqueles que desejam dar uma contribuição financeira ou material podem fazê-la”.

“Esta coleta, –explica o pe. Anthony Makunde, secretário-geral de Amecea–, serve para apoiar o trabalho e a missão do Secam. É uma forma de fazer com que todos os católicos africanos se sintam parte dessa missão”.

O Secam nasceu da ideia de criar uma estrutura continental capaz de promover uma visão comum da missão da Igreja na África.

Secam: fundação, objetivo, missão

Em 2019, o Secam celebrou seu Jubileu de Ouro. A organização foi criada em 1969 e inaugurada por Paulo VI em julho daquele ano, por ocasião de sua visita pastoral a

Uganda e a primeira viagem de um Papa ao continente africano.

A ideia de criar uma estrutura continental capaz de promover uma visão comum da missão da Igreja na África, amadureceu imediatamente após o Concílio Vaticano II, quando os bispos africanos expressaram o desejo de agir em comunhão, superando suas diferenças linguísticas, históricas e culturais.
A missão específica do Secam é de preservar e promover a comunhão fraterna e a cooperação das Conferências episcopais africanas, particularmente no campo da evangelização, da justiça, da paz e do diálogo ecumênico e inter-religioso.

(Com informações do Vatican News Service)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas