Gaudium news > Igrejas fechadas na Itália: “É uma ditadura impedir o culto”, acusa bispo italiano

Igrejas fechadas na Itália: “É uma ditadura impedir o culto”, acusa bispo italiano

 Dom Giovanni D’Ercole responde a Primeiro Ministro Italiano: “A igreja não é lugar de contágio”. Ademais, nada de funerais como se fazem com os animais: “as pessoas estão cansadas”.

giovanni dercole

Redação (27/04/2020 16:18, Gaudium Press) A Itália acordou hoje numa disputa entre o governo e a Conferência Episcopal Italiana (CEI). Esta tinha a esperança que os atos religiosos pudessem ser retomados na chamada “fase 2” pós-quarentena.

Com efeito, nesse afrouxamento das regras de reclusão obrigatória, os canteiros de obras e a indústria de manufaturados estão agora incluídos, bem como esportes de equipe, museus e bibliotecas (outros tipos de comércio já retomaram ou retomarão em breve). Quanto a manter o veto para as atividades religiosas, Giuseppe Conte, Primeiro-Ministro da Itália, argumentou que “as igrejas são lugares propícios para o contágio”.

A CEI, por sua vez, advoga o direito constitucional à liberdade de culto e a importância da Igreja em tempos de emergência, em particular em relação aos pobres, cujo significado “nasce – declara a nota – de uma fé que deve nutrir-se de suas fontes, em particular pela vida sacramental” (sobre isso ver aqui).

Já as palavras do Bispo de Ascoli Piceno, Dom Giovanni D’Ercole, foram muito mais contundentes. Transcrevemos e traduzimos abaixo na íntegra a sua declaração a respeito da decisão do premier italiano:

Foi um banho de água fria, depois de tantas promessas, parecia que se tinha chegado a um acordo, mas as palavras de Giuseppe Conte foram na verdade um malogro, que bloquearam verdadeiramente um diálogo, que era sincero, mas que depois ao final, só pode causar dano.

E portanto, ainda que parece que houve uma retomada… ah mas o presidente vai pensar no assunto… contudo, é necessário olhar para a coisa com objetividade.

A igreja não é lugar de contágio!

A igreja não é lugar de contágio! Não é necessário difundir essa ideia! Como dado científico, quem disse isso para vocês que a igreja é lugar de contágio!? A nossa experiência nos diz que a Igreja não é lugar de contágio, ao menos a minha experiência de bispo diz isso. E depois nós somos pessoas sérias. Preocupamos com a saúde das pessoas. É um direito para as pessoas ir à igreja. Por isso, isso é arbitrário, isso é uma ditadura impedir o culto, porque ele é um dos direitos fundamentais. Sobre isso, não é possível fazer concessões.

Funerais como os feitos com os cães

Eu, desde o princípio, disse e sustentei que a igreja não é o local dos contágios. Quanto aos funerais, nos obrigaram a fazer o que se faz com os cães: jogados assim… as pessoas sofreram: 15 pessoas para um funeral. Ah mas deixem-nos em paz! Nós sabemos como conduzir isso. Nós temos no coração o amor pelas pessoas.

Somos pessoas sérias

Não fiquem preocupados: não somos superficiais. E os nossos padres demonstraram para vocês que são sérios. Vocês se recordam daquele padre que tinha 6 policiais que chegaram [numa igreja e impediram a missa]. Vocês viram com quanta seriedade ele trabalhava? Nós somos pessoas sérias, por isso: sim, sim, não não, não existe outra alternativa.

Direito ao culto

É necessário que o direito ao culto seja nos dado ou nós o tomamos. E se o tomamos é somente porque é nosso direito. E só consigo manter as pessoas calmas porque amo este povo.

A igreja é um espaço de esperança

E essas pessoas estão cansadas, sabiam? Recordem-se também que ajudar as pessoas com a oração significa fazê-las mais calmas. Vocês sabem quantas pessoas, recorrem a nós com distúrbios psicológicos neste momento. Nós devemos recuperar espaços de liberdade, e a Igreja, além de ser um espaço de liberdade, é também espaço de esperança. É um laboratório no qual buscamos construir para todos – inclusive para quem nos odeia e também para quem não crê na Igreja – um futuro melhor.

Precisamos agora lavar a cara

Não precisamos de favores de vocês [referindo-se ao governo]. Só temos um direito a reivindicar. E este direito deve ser reconhecido não porque nós estamos reivindicando, mas porque é assim. Mas essa vergonha na cara que vocês nos fizeram passar diante do mundo inteiro precisa ser lavada por um gesto de simples restituição de dignidade e de direito. Obrigado.

Assista o vídeo em italiano abaixo:

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas