Gaudium news > Igrejas de Bagdá são tema de série de selos no Iraque

Igrejas de Bagdá são tema de série de selos no Iraque

A coleção de selos postais faz parte de uma série de iniciativas do governo iraquiano e organismos internacionais para preservar o patrimônio histórico e cultural da região.

Igrejas de Bagda sao tema de serie de selos no Iraque

Iraque – Bagdá (02/10/2020 16:00, Gaudium Press) Os correios do Iraque decidiram homenagear os templos católicos de Bagdá através de uma série de selos representando os lugares de culto cristão mais importantes da capital.

No total, são oito selos diferentes, projetados pelo artista Saad Ghazi, impressos em um tamanho de 3×4 centímetros pela Tipografia geral dos correios e telecomunicações de Bagdá. A tiragem prevista é de 4 mil cartelas.

Igrejas de Bagda sao tema de serie de selos no Iraque 1

Um gesto positivo de boa vontade

O Bispo Auxiliar de Bagdá, Dom Shlemon Audish Warduni, manifestou sua satisfação com a novidade, em um contexto que segue sendo crítico para o país, marcado pela violência e a emergência do coronavírus. “Apesar da realidade não ser a que queremos, notícias como esta dos selos postais não deixam de ser um gesto positivo, um sinal de boa vontade”, afirmou o prelado.

A coleção de selos postais faz parte de uma série de iniciativas colocadas em prática pelo governo iraquiano e organismos internacionais para preservar o patrimônio histórico e cultural da região, além de salvaguardar a permanência dos cristãos após anos de êxodo massivo por conta da violência.

Igrejas de Bagda sao tema de serie de selos no Iraque 2

Recuperação do patrimônio artístico, histórico e cultural de Bagdá

Dentro desse contexto de recuperação do patrimônio artístico, histórico e cultural, nas últimas semanas a Unesco anunciou sua intenção de restaurar a histórica igreja de Al-Tahira em Mosul, cidade ao norte do país que durante anos foi o bastião do Estado Islâmico.

Outros exemplos são a indicação do Arcebispo de Mosul, Dom Michaeel Najeeb Moussa, para o prêmio Sakharov 2020 e a renovação da aliança entre o patriarcado caldeu e o governo iraquiano na luta contra a corrupção e a violência sectária. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas