Gaudium news > Igrejas Católicas são incendiadas em comunidades indígenas do Canadá

Igrejas Católicas são incendiadas em comunidades indígenas do Canadá

Ambas as igrejas foram totalmente queimadas, no mesmo dia e horário. A polícia está tratando os incêndios como suspeitos.

Igrejas Catolicas sao incendiadas em comunidades indigenas do Canada 1

Canadá – Kamloops (24/06/2021 15:23, Gaudium Press) Incêndios suspeitos destruíram a Igreja do Sagrado Coração e a Igreja de São Gregório, ambas localizadas em comunidades indígenas no oeste do Canadá.

Os templos, construídos por volta do ano de 1910, arderam em chamas na madrugada da última segunda-feira, 21 de junho, exatamente no mesmo horário, entre às 1h e às 3h. A polícia federal investiga o caso em busca de respostas.

Polícia trata os incêndios como suspeitos

A destruição aconteceu algumas semanas depois da descoberta de túmulos não identificados de 215 crianças nas proximidades de Kamloops, em um dos muitos internatos criados há um século para assimilar à força os povos indígenas do Canadá.

Segundo Jason Bayda, sargento da Polícia Montada Real Canadense, “ambas as igrejas foram totalmente queimadas e a polícia está tratando os incêndios como suspeitos”. Apesar disso, a polícia ressalta que ainda é cedo para concluir que os incêndios foram criminosos.

Igrejas Catolicas sao incendiadas em comunidades indigenas do Canada 2

Responsáveis serão punidos conforme a lei

Já para Bob Graham, chefe do corpo de bombeiros em Oliver, British Columbia, é provável que tenha sido utilizado algum combustível líquido para causar o incêndio, ressaltando que a igreja de São Gregório, construída em madeira, foi completamente destruída.

Os investigadores da polícia federal seguem vasculhando os escombros enegrecidos das igrejas em busca de pistas sobre o que ou quem provocou os incêndios nestas igrejas centenárias. Possíveis responsáveis serão punidos conforme a lei do país. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas