Gaudium news > Igreja pede ajuda para os atingidos pelo vulcão Taal nas Filipinas

Igreja pede ajuda para os atingidos pelo vulcão Taal nas Filipinas

Famílias que vivem perto das erupções do vulcão Taal foram retiradas de suas casas e levadas para uma escola pública em Laurel, Batangas, em 26 de março.   

vulcao taal

Redação (29/03/2022 11:13, Gaudium Press) As autoridades filipinas pediram ajuda à Igreja Católica para acomodar as pessoas que foram evacuadas devido à erupção do vulcão Taal na província de Batangas, ao sul de Manila.

O vulcão está ativo e expelindo cinzas desde 26 de março, levando à evacuação forçada de centenas de famílias na área afetada.

“Não podemos fazer isso sozinhos. Estamos pedindo aos nossos párocos que nos ajudem se possível a acomodar nossos irmãos e irmãs na fé que tiveram que se deslocar, permitindo que eles permaneçam em suas igrejas ou espaços vazios”, declarou o porta-voz da polícia de Tagaytay, tenente Jeffrey Geruner.

Os 20 centros de evacuação administrados pelo governo estão agora cheios e as igrejas católicas estão sendo solicitadas para acomodar as famílias afetadas.

A Caritas começou a distribuir mantimentos e pacotes de comida nos centros de evacuação na província de Batangas.

“Demos doações a mais de 2.000 pessoas, mas isso é apenas metade do número total. Ainda vamos distribuir cestas básicas para aqueles que vivem em escolas públicas”, ressaltou o Pe. Leo Jasmin, da Caritas, à UCA News.

Pe. Jasmin procurou lembrar aos católicos que estamos na Quaresma e que eles são chamados a fazer três coisas: oração, jejum e abstinência e esmola. “Estou apelando à sua generosidade para ajudar nossos irmãos e irmãs necessitados. Eles precisam de água e comida, especialmente os idosos e crianças”, acrescentou.

 “Um total de oito aldeias foram afetadas pela erupção. Muitos deles são pescadores e agricultores que vivem na zona de perigo porque não têm para onde ir”, informou Geruner.

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia elevou o alerta de erupção para o Nível 3 depois de registrar uma “ explosão freatomagmática ” – um tipo de erupção vulcânica que envolve a expulsão de magma e água: a rocha derretida entra em contato com as águas subterrâneas – em 26 de março.

Quatorze terremotos vulcânicos também foram registrados em 24 horas, em 27 de março, fazendo com que nuvens quentes com emissões de dióxido de enxofre subissem até um quilômetro no ar.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas