Gaudium news > Igreja no Peru está pronta para voltar a celebrar missas com a presença de fiéis

Igreja no Peru está pronta para voltar a celebrar missas com a presença de fiéis

Serão seguidas normas específicas para o retorno gradual da celebração das Missas com fiéis e administração dos sacramentos.

Catedral de Lima Peru

Peru – Lima (09/05/2020 10:00, Gaudium Press) Os Bispos do Peru concluíram o “Protocolo para o culto religioso em tempos de pandemia”, que contém as normas para a “celebração da Eucaristia e dos demais sacramentos” quando terminar a quarentena no país sul-americano.

Cuidar da vida e da saúde espiritual de todos nossos fiéis

A finalidade do protocolo é principalmente canalizar a vigilância do pastor para a vida espiritual de suas ovelhas. Esta atenção espiritual “contribui para a fortaleza na prova, a fraternidade e a vida social”, ou seja, produz grandes frutos para todo o conjunto social, tão afetado pelas consequências da epidemia.

Dividido em três fases, o protocolo estabelece que a “celebração da Eucaristia e dos demais sacramentos, as reuniões e atividades das paróquias” sejam desenvolvidas “observando as medidas de higiene e segurança, em uma estrutura de caridade e solidariedade ”.

Na primeira, indica-se que “terminada a quarentena, se permitirá aos fiéis frequentar os templos para as celebrações eucarísticas dominicais e diárias, não de maneira massiva, mas em pequenos grupos de acordo com o espaço do templo, mantendo o distanciamento social necessário”. Os templos devem ser cuidadosamente desinfetados, limpos e ventilados. Após a celebração, “bancos, cadeiras e objetos litúrgicos” deverão ser desinfetados.

Na entrada do templo, haverá “um tapete úmido com água e cândida” para que os fiéis desinfetem seus sapatos obrigatoriamente. Não haverá disponibilidade de água benta e “o cibório, o cálice e a patena devem ser cobertos com um pano apropriado ”.

Comunhão e saudação da paz

Antes da distribuição da eucaristia, que se fará em silêncio, celebrantes e auxiliares devem “desinfetar as mãos e colocar a máscara. Quando o pároco ou o oficiante for idoso, serão estabelecidos ministros extraordinários para a distribuição da sagrada comunhão”.

Catedral de Lima Peru

Para esta primeira fase, o episcopado peruano pede que os fiéis desinfetem suas mãos antes de ingressar no templo, que não toquem nas imagens, e que a saudação da paz seja um gesto onde não haja contato. Além disso, “onde seja necessário, enquanto dure a emergência, se recomenda a realização do culto ao ar livre, cuidando sempre da dignidade dos sacramentos”, e que haja apenas um cantor.

Na Segunda fase estabelecida pelo protocolo serão permitidas as reuniões de “formação catequética e pastoral”. Já na Terceira fase se retomará toda a atividade pastoral normal, respeitando as determinações da autoridade governamental.

Em relação aos outros sacramentos

Para o caso dos sacramentos do Batismo, Primeira Comunhão, Confirmação e Matrimônio, a Conferência Episcopal Peruana estabeleceu que deverão ser seguidas normas especiais, e recomendaram sua postergação até a segunda fase. A Unção dos Enfermos não deverá ser administrada por sacerdotes anciãos. Nas exéquias se seguirão as mesmas normas da Missa dominical.

A Confissão deverá ser administrada em um lugar amplo e ventilado que assegure a confidencialidade, mantendo a distância social e o uso de máscara. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas