Gaudium news > Igreja na Venezuela celebra o Dia de Seminário

Igreja na Venezuela celebra o Dia de Seminário

Ao comemorar o Dia do Seminário, “colocamos sob a orientação do Espírito Santo aqueles que são chamados a responder ao Senhor”, diz um comunicado dos Bispos do país.

Igreja na Venezuela celebra o Dia de Seminario

Foto: Cathopic/esimrothlc.

Venezuela – Caracas (03/06/2022 15:16, Gaudium Press) Por ocasião da Solenidade de Pentecostes e do Dia do Seminarista na Venezuela, a Comissão Episcopal para o Clero, Seminários, Vocações e Diaconato Permanente publicou uma mensagem.

No texto, os Bispos do país saúdam os seminaristas e lhes asseguram suas orações. Já aos formadores dos seminários, reconhecem e agradecem pelo trabalho, no âmbito do seu ministério sacerdotal, na preparação dos futuros sacerdotes.

Domingo de Pentecostes e o Dia do Seminário

Na missiva, os prelados recordam que há alguns anos eles fizeram o Domingo de Pentecostes ser celebrado no mesmo dia do Seminário. “O Espírito Consolador desceu sobre o Colégio Apostólico para dessa forma confirmar os apóstolos na missão de anunciar o Evangelho da salvação”.

Os Bispos venezuelanos acrescentam que ao comemorar o Dia do Seminário, “colocamos sob a orientação do Espírito Santo aqueles que são chamados a responder ao Senhor, para que tenham sua força e perseverem na fidelidade”.

Configurar-se a Cristo, sumo e eterno Sacerdote

Por fim, a comissão pediu às comunidades eclesiais que rezem e apoiem os seminaristas de forma contínua. Aos seminaristas, exortou que abram suas mentes e corações para que durante seu processo de formação aprendam a “configurar-se a Cristo, sumo e eterno Sacerdote”.

“Durante o tempo de formação no Seminário, vocês devem ter seus corações abertos para que seja o Espírito que modele em vocês a imagem do Sumo Sacerdote. De fato, ‘o Espírito Santo, que será enviado pelo Pai em meu nome, será aquele que vos ensinará tudo e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito’… Imploramos a Maria a sua proteção materna e que Deus Pai vos acompanhe”, concluem. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas