Gaudium news > Igreja na Espanha inicia Ano Santo pelos 800 anos de falecimento de São Domingos de Gusmão

Igreja na Espanha inicia Ano Santo pelos 800 anos de falecimento de São Domingos de Gusmão

O lema escolhido para este Ano Santo foi inspirado na forma como o Santo era designado em seu tempo: um homem que “falava de Deus ou com Deus”.

Igreja na Espanha inicia Ano Santo pelos 800 anos de falecimento de São Domingos de Gusmão

Espanha – Osma-Soria (04/08/2020 11:00, Gaudium Press) A Diocese espanhola de Osma-Soria iniciará no próximo sábado, 8 de agosto, um Ano Santo por ocasião dos 800 anos da morte de São Domingos de Gusmão.

Dom Abilio Martínez Varea, Bispo de Osma-Soria, manifestou seu desejo de que este Ano Santo esteja cheio de “atos significativos que contribuam para um maior conhecimento de São Domingos, um incremento da devoção a nossa Mãe, a Virgem Maria, e um maior desejo evangelizador por parte de todos os membros do Povo de Deus que peregrina em Osma- Soria”.

Falava de Deus ou com Deus

O logo para este Ano Santo está sendo realizado pelo Noviciado das religiosas Dominicanas de Lerma. Nele serão destacados os principais aspectos da vida de São Domingos de Gusmão. Já o lema foi inspirado na forma como o Santo era designado em seu tempo: um homem que “falava de Deus ou com Deus”.

Igreja na Espanha inicia Ano Santo pelos 800 anos de falecimento de São Domingos de Gusmão 3

Segundo Dom Martínez, este lema mostra o que a Igreja que peregrina em Osma-Soria quer para o Ano Dominicano, “um crescimento em intimidade com Deus de todos os diocesanos e um desejo cada vez maior para dá-lo a conhecer a todos”.

Programação do Ano Santo Dominicano

Este Ano Santo será iniciado no próximo sábado, 8 de agosto, através de uma Santa Missa, celebrada na Catedral local, presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Bernardito Auza. No dia 29 do mesmo mês será ministrada uma conferência intitulada “A marca de São Domingos no Burgo de Osma”.

Ao longo do Ano Santo estão programados diversos eventos dos quais se destacam: um ciclo de concertos sobre peças inspiradas na oração do Rosário; uma exposição centrada na figura de São Domingos e seu contexto histórico e a ordem dos pregadores por ele fundada; e uma peregrinação diocesana a Caleruega, Burgos (Espanha), lugar de nascimento de São Domingos.

Peregrinação das relíquias de São Domingos

Igreja na Espanha inicia Ano Santo pelos 800 anos de falecimento de São Domingos de Gusmão 2Durante o período quaresmal, as relíquias, que atualmente se encontram preservadas na Catedral espanhola, peregrinarão por toda a Diocese. Caso as circunstâncias permitam, também serão realizadas peregrinações aos principais lugares de sua vida, como Bolonha, onde o corpo do Santo está enterrado; Assis, pelo famoso abraço com São Francisco, outro gigante da espiritualidade cristã; e Roma.

O Ano Santo será encerrado no dia 6 de agosto de 2021 através da celebração das Vésperas na Catedral.

São Domingos de Gusmão

São Domingos de Gusmão nasceu em Caleruega, hoje província de Burgos, mas depois território da Diocese de Osma. Membro de uma família de Santos, seu pai, Félix de Gusmão, é reconhecido na Igreja como Venerável. Sua mãe, Joana de Aza, é venerada como Beata. Seu irmão Antonio é Venerável e seu irmão Manés, que se uniu a Domingos quando este fundou a Ordem dos Pregadores, foi beatificado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas