Gaudium news > Igreja de Ouro Preto promove campanha para restauração de imagens do século XVIII

Igreja de Ouro Preto promove campanha para restauração de imagens do século XVIII

A proposta da iniciativa é restaurar 23 imagens de Santos que não estão contempladas no processo de restauração da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1727.

Minas Gerais – Ouro Preto (14/05/2021 12:30, Gaudium Press) Uma das igrejas mais antigas de Minas Gerais, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, em Ouro Preto, está promovendo uma campanha de apadrinhamento de imagens sacras do século XVIII.

Restauração das imagens que compõem os retábulos e nichos do santuário

A proposta da iniciativa, lançada pelo pároco e reitor do santuário, Padre Edmar José da Silva, é restaurar 23 imagens de Santos que não estão contempladas no processo de restauração da igreja, que foi construída em 1727.

O sacerdote explica que após perceber a necessidade de restauro, “surgiu a ideia de se fazer uma grande campanha, envolvendo os ouro-pretanos, os amigos da paróquia e os amantes da arte e da cultura, para a restauração das imagens que compõem os retábulos e nichos do santuário”.

Qual o valor mínimo para se tornar um padrinho?

Os doadores podem apadrinhar uma imagem, oferecendo qualquer quantia ou até mesmo pagando o valor integral do restauro, parcelado ao longo do ano de 2021, via depósito ou carnê.

Os participantes da campanha, poderão acompanhar o processo de restauração da imagem apadrinhada, visitando o ateliê e, ao final do processo, receberão um selo de agradecimento. Além disso, os padrinhos também participarão das cerimônias de recolocação das imagens.

Importância do Patrimônio Cultural para sociedade

No total, dezoito imagens já estão sendo apadrinhadas por famílias ouro-pretanas, e outras cinco foram reservadas para que a comunidade possa contribuir através de carnês, uma vez que nem todos possuem condições de doar o valor integral necessário para a restauração.

Débora Nascimento, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ressaltou que “ações como essa demonstram a importância do Patrimônio Cultural para sociedade e dão um exemplo de como essas parcerias podem ser trabalhadas em prol da preservação de um patrimônio tão rico como o de Ouro Preto”. (EPC)

Fotos: Ane Souz/Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas