Gaudium news > Igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória é reaberta após 9 anos

Igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória é reaberta após 9 anos

Por conta de sua importância histórica e artística, a igreja foi tombada pelo Iphan em 1941.

Igreja de Nossa Senhora da Saude e Gloria e reaberta apos nove anos de restauro

Bahia – Salvador (09/11/2021 15:23, Gaudium Press) A Igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória, um dos templos religiosos mais antigos da Bahia, foi reaberto na última segunda-feira, 8 de novembro, após nove anos fechada para restauração pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Igreja de Nossa Senhora da Saude e Gloria e reaberta apos nove anos de restauro 2

Cerimônia de reabertura do templo

A cerimônia de reabertura foi presidida pelo pároco Valson Sandes e contou com a presença do prefeito da capital baiana, Bruno Reis; do ministro da Cidadania, João Roma; do ministro do Turismo, Gilson Machado; da presidente nacional do Iphan, Larissa Peixoto; e do superintendente regional do Iphan, Bruno Tavares.

Igreja de Nossa Senhora da Saude e Gloria e reaberta apos nove anos de restauro 1

Restauração integral durou nove anos

No total, as obras de requalificação integral do templo, para a qual foram investidos R$ 8 milhões, duraram nove anos, tempo que permaneceu fechado. Durante esse período foram restaurados o telhado, o altar, além de todo acervo de bens móveis e integrados, como elementos artísticos, pinturas e imagens de arte sacra. Além disso, foram feitas as adequações de acessibilidade ao edifício religioso.

Igreja de Nossa Senhora da Saude e Gloria e reaberta apos nove anos de restauro 3

Igreja foi construída em agradecimento pelo fim de uma epidemia

Construída na primeira metade do século XVIII, mais especificamente no ano de 1723, a Igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória, foi erguida como agradecimento pelo fim da Grande Peste de Marselha de 1720, uma epidemia que matou cerca de 100 mil pessoas no mundo. Por este motivo recebeu o título de Nossa Senhora da Saúde e Glória. Por conta de sua importância histórica e artística, a igreja foi tombada pelo Iphan em 1941. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas