Gaudium news > Igreja Católica nas Filipinas lança moedas comemorativas pelos 500 anos do cristianismo no país

Igreja Católica nas Filipinas lança moedas comemorativas pelos 500 anos do cristianismo no país

A emissão de uma moeda oficial é uma forma de comemorar oportunamente este marco na história da Igreja Católica local.

Igreja Catolica nas Filipinas lanca moedas comemorativas pelos 500 anos do cristianismo no pais

Foto: Divulgação/CBCP.

Filipinas – Manila (04/10/2022 11:16, Gaudium Press) Por ocasião dos 500 anos do cristianismo nas Filipinas (500YOC), a Conferência Episcopal Católica do país (CBCP), em parceria com o Banco Central, lançou moedas comemorativas. Segundo a Secretaria da CBCP, a emissão de uma moeda oficial é uma forma de comemorar oportunamente este marco na história da Igreja Católica local.

Descrição da moeda comemorativa

Em um dos lados da moeda comemorativa é possível ver uma imagem recordando a primeira Santa Missa de Páscoa do país, celebrada na ilha de Limasawa, na província de Leyte, no sul. Já do outro lado da moeda é possível ver o logotipo oficial dos 500YOC com o primeiro Batismo nas Filipinas e o tema da celebração “Gifted to Give” (“Presenteado para dar”, em tradução livre).

Em edição limitada, as moedas comemorativas foram produzidas em ouro nórdico possuem 34mm de diâmetro e um fundo fosco com design espelhado. Elas estão disponíveis na Secretaria do CBCP e também podem ser adquiridas através do e-mail [email protected].

Introdução do cristianismo nas Filipinas

O 500YOC é a celebração do quinto centenário da introdução do cristianismo nas Filipinas em 1521, quando o navegador português, Fernão de Magalhães chegou ao país, levando consigo o cristianismo e iniciando a colonização europeia nesta nação.

Apesar disso, os primeiros povoados permanentes ocidentais na Ilha de Cebu, surgiram apenas no ano de 1565 com a expedição de Miguel López de Legazpi, que passou a chamar o arquipélago de “Las Islas Filipinas”, em honra ao Rei Filipe II da Espanha. Algum tempo depois, os espanhóis estabeleceram a era da colonização que durou 300 anos e o catolicismo se tornou a religião predominante no país. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas