Gaudium news > Igreja Católica na Turquia anuncia que 2024 será o Ano da Eucaristia

Igreja Católica na Turquia anuncia que 2024 será o Ano da Eucaristia

As celebrações terão início no primeiro Domingo do Advento, 3 de dezembro de 2023, e terminarão em 24 de novembro de 2024, Solenidade de Cristo Rei, na conclusão do ano litúrgico.

Igreja Catolica na Turquia anuncia que 2024 sera o Ano da Eucaristia

Foto: Pixabay/salexcarvalho.

Ancara – Turquia (22/11/2023 10:09, Gaudium Press) A Igreja Católica na Turquia anunciou que 2024 será o Ano da Eucaristia para a Igreja Católica no país. De acordo com o anúncio, feito por Dom Martin Kmetec, Arcebispo metropolitano de Esmirna e presidente da Conferência Episcopal da Turquia, as celebrações terão início no primeiro Domingo do Advento, 3 de dezembro de 2023, e terminarão em 24 de novembro de 2024, Solenidade de Cristo Rei, na conclusão do ano litúrgico.

Colocar cada vez mais a Eucaristia no centro

Segundo o Arcebispo, esta foi uma decisão tomada pelos prelados do país, que aprovaram a proposta de “dedicar um tempo especial para que em todas as nossas comunidades possamos colocar cada vez mais a Eucaristia no centro e, a partir dele, construir novos vínculos de comunhão e renovar a nossa vida cristã e a nossa ação pastoral”. Diversas iniciativas propostas para viver o Ano Eucarístico a nível nacional e local serão comunicadas aos fiéis nas próximas semanas.

Motivos para promover um ano da Eucaristia

Dentre os motivos apresentados para promover um ano da Eucaristia estão: o desejo de união com a celebração do 53º Congresso Eucarístico Internacional, que terá lugar em Quito, em setembro do próximo ano; além de marcar a conclusão do caminho sinodal, iniciado há muito tempo e que conduzirá à abertura do Ano Santo de 2025. “Centrar a nossa atenção na Eucaristia, que é sacramento da unidade, pão de esperança e profecia de um mundo novo, ajudar-nos-á a viver fecundamente estes momentos tão importantes”, explicou.

Amar a Deus adorando-o

Ao longo deste período especial, a Igreja na Turquia pretende ainda responder concretamente ao convite dirigido pelo Papa Francisco a todos os cristãos: amar a Deus adorando-o. “De fato, a adoração é a primeira resposta que podemos oferecer ao amor gratuito, ao amor surpreendente de Deus. Adorar significa reconhecer na Fé que somente Deus é o Senhor e que da ternura do seu amor dependem as nossas vidas, o caminho da Igreja, o destino da história. Ele é o sentido da vida”.

Conhecer, amar, servir e anunciar cada vez mais o Senhor Jesus

“Por meio da celebração do Ano da Eucaristia, a Igreja da Turquia deseja conhecer, amar, servir e anunciar cada vez mais o Senhor Jesus e reconhecê-lo presente, como os discípulos de Emaús, no gesto de partir o pão. Juntos desejamos aprofundar, por meio da catequese e de outros instrumentos, a Fé da comunidade eclesial relativa a este Sacramento, participar de forma cada vez mais ativa e consciente nas celebrações litúrgicas, recordar-nos que depois de termos comido o Pão do Céu somos chamados a partilhar o pão terreno com todas as pessoas que se encontram na pobreza e na necessidade”, ressaltou. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas