Gaudium news > Igreja Católica na Rússia alerta contra proposta de restrições ao clero

Igreja Católica na Rússia alerta contra proposta de restrições ao clero

As autoridades russas querem modificar uma lei de 1997, obrigando assim, que sacerdotes graduados no exterior estudem em uma universidade russa para validar seus cursos.

Igreja Catolica na Russia alerta contra proposta de restricoes ao clero

Rússia – Moscou (06/10/2020 15:00, Gaudium Press) Os líderes da Igreja Católica na Rússia estão alertando contra algumas mudanças que pretendem introduzir na legislação e que podem trazer, como consequência, diversas restrições ao clero católico.

Exemplo disso é o fato de se querer obrigar a um sacerdote que tenha se graduado no exterior, volte a estudar em uma universidade russa.

Recertificação de sacerdotes

“Como outras confissões, nos parece absurdo falar de recertificar sacerdotes que já estão em serviço e de ter que enviar o nosso Arcebispo de volta ao seminário para um curso de história e espiritualidade da Rússia”, afirmou o Padre Kirill Gorbunov, vigário geral da Arquidiocese de Moscou.

“É claro que os sacerdotes católicos que vêm da Polônia, Itália ou Espanha necessitam de algum tipo de inculturação, e nem sempre temos a oportunidade de oferecê-la. Mas isso não deveria ser regulamentado pelo Estado”, disse o Vigário em declarações ao Catholic News Service.

Pretendem modificar lei de 1997

As mudanças seriam introduzidas no projeto de emenda à lei de Liberdade de Consciência e Associações Religiosas de 1997. Com efeito, esta lei proibiria aos “clérigos que recebem educação religiosa no exterior” de exercer o ministério no país eslavo, a menos que obtenham uma “recertificação dentro de uma organização religiosa russa” e “recebam educação profissional adicional”.

“Os motivos para este projeto de lei são óbvios. O governo e o Estado sentem a necessidade de controlar a paisagem religiosa”, afirmou o Padre Gorbunov.

Se alega que o motivo do projeto seria impedir a “difusão da ideologia religiosa extremista”. Entretanto, diversos porta-vozes religiosos alegam que o projeto não foi consultado, e não possui uma terminologia clara.

Alteração na lei colocaria em risco inúmeras paróquias e missões católicas no país

O Padre Gorbunov advertiu que muitas das 270 paróquias e missões católicas na Rússia poderiam fechar se os sacerdotes e religiosas, que já enfrentam problemas para obter autorizações de trabalho, agora tiverem que voltar a capacitar-se na Rússia.

“Certamente, algumas pequenas igrejas e associações religiosas têm espiritualidades distintas e, por vezes, ideias estranhas”, disse o Vigário. “Mas isso não é verdade para a Igreja Católica, cujo sistema educacional é padronizado e regulamentado, e inclui os mesmos programas de seminário em todo o mundo. Ninguém tem nada a temer com a formação de nosso clero”.

Os ortodoxos russos apoiam o projeto, ainda que tenham proposto algumas emendas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas