Gaudium news > Templo católico é incendiado na Espanha

Templo católico é incendiado na Espanha

A primeira hipótese é de que tenha ocorrido um curto-circuito que acabou originando o incêndio. Entretanto, a polícia não descarta que o fogo tenha sido provocado por criminosos.

Igreja católica é incendiada na Espanha 1

Espanha – Plasencia (04/08/2020 16:00, Gaudium Press) Um incêndio ocorrido no último domingo, 2 de agosto, provocou graves danos no interior da igreja de San Martín de Plasencia (Espanha), uma das mais antigas da cidade.

De acordo com a imprensa local, o incêndio teve início do lado de fora do templo, tendo passado através da porta sul e invadido o interior do edifício. O fogo foi rapidamente controlado pelo corpo de bombeiros, que impediu um grande desastre.

Segundo o vigário geral da Diocese de Plasencia, a primeira hipótese é de que tenha ocorrido um curto-circuito que acabou originando o incêndio. Entretanto, a polícia não descarta que o fogo tenha sido provocado por criminosos.

Igreja católica é incendiada na Espanha

Retábulo com pinturas de Luis de Morales

A igreja de San Martín de Plasencia abriga um retábulo dourado e policromado com pinturas de Luis de Morales, apelidado de ‘divino’, datadas entre os anos de 1565 e 1570.

De acordo com o diretor do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais de Extremadura, Javier Cano, essas obras de arte foram danificadas pela fumaça, mas nenhuma foi queimada.

Retábulo com pinturas de Luis de Morales

O que se sabe até o momento é que o calor provocou alguns danos estruturais ao templo e a fumaça afetou a pintura e o dourado do retábulo, gerando uma camada gordurosa muito opaca em sua parte superior e que exigirá um delicado trabalho de recuperação.

“Ao menos sabemos que as tábuas do Divino Morales parecem ter se salvado e logo, conseguiremos que esta primitiva igreja de nosso legado histórico volte a luzir elegante e bela”, afirmou o prefeito de Plasencia, Fernando Pizarro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas