Gaudium news > Igreja católica construída na Idade Média é leiloada em Portugal

Igreja católica construída na Idade Média é leiloada em Portugal

A igreja de São Francisco é o maior templo católico da cidade de Bragança e apresenta uma das mais ricas coleções de arte sacra da região.

Igreja catolica construida na Idade Media e leiloada em Portugal

Portugal – Bragança (27/01/2022 16:53, Gaudium Press) A Diocese portuguesa de Bragança-Miranda divulgou que a igreja e o adro do Convento de São Francisco foram leiloados por cerca de 218 mil euros. O templo, classificado como Monumento de Interesse Público, foi penhorado, dentro de um processo judicial iniciado no ano de 2007, no qual um empreiteiro cobrava uma dívida.

A igreja e o adro e um terreno pertencem à ordem secular franciscana, antiga ordem terceira franciscana, e está integrada no convento de São Francisco, este último atualmente sob administração direta do Estado, onde está instalado o Arquivo Distrital de Bragança.

Datado do século XIII e situado junto ao castelo de Bragança, o conjunto do edifício medieval já foi convento, hospital militar e asilo e está classificado como Monumento de Interesse Público, sendo considerado um dos mais emblemáticos da cidade.

Identidade do comprador segue desconhecida

A identidade do comprador da igreja portuguesa não foi revelada. O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, que está acompanhando o processo, prometeu, dentro das possibilidades, impedir que o imóvel passe para as mãos de um privado.

Dom António Montes Moreira, bispo emérito e membro da Ordem Franciscana, ressaltou que a dona do imóvel classificado como “monumento“ é uma entidade autónoma que não responde perante a Diocese. Ele acredita que o ideal é que o imóvel fosse conservado por uma entidade pública.

Maior templo católico da cidade de Bragança

A igreja de São Francisco é o maior templo católico da cidade de Bragança e apresenta uma das mais ricas coleções de arte sacra da região. Os restauros realizados nos últimos anos, revelaram novas descobertas ao patrimônio cultural e religioso. Na parte interior do templo, em sua abóbada, é possível admirar afrescos medievais. Além disso, ali está conservada uma das duas imagens existentes na Europa de um Cristo alado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas