Gaudium news > Holanda: Missas públicas com menos restrições, mas ainda sob certas condições

Holanda: Missas públicas com menos restrições, mas ainda sob certas condições

O governo holandês decidiu flexibilizar as restrições impostas para controlar a expansão da covid-19. As funções religiosas estão concernidas nessas disposições.

 O governo holandês decidiu flexibilizar as restrições impostas para controlar a expansão da covid-19. As funções religiosas estão concernidas nessas disposições.

 

 

 

Redação (03/07/2020 16:15, Gaudium Press) Com as condições estabelecidas desde o dia 1º de julho, as missas poderão ser celebradas na presença de um número maior de fiéis.

A partir de agora, o limite de 100 pessoas para as reuniões e encontros não vigora mais. Contudo, ainda existem “certas condições” a serem observadas para que reuniões aconteçam e entre e essas reuniões encontram-se as Celebrações Eucarísticas.

Site da Conferência Episcopal da Holanda explica as novas condições

A Conferência Episcopal da Holanda emitiu uma nota em seu Site explicando as novas normas.
De fato, dizem os bispos, para participar das celebrações, os fiéis devem reservar seu lugar com antecedência, preencher um questionário sobre seu estado de saúde e, só depois disso serão encaminhados para um lugar designado.
Além destas restrições existem mais outras disposições, explicam eles. As pessoas só poderão entrar nas igrejas levando em conta o espaço disponível, sempre respeitando a distância de segurança fixada em um metro e meio.
Isto significa que nas grandes igrejas pode haver mais de cem pessoas, nas pequenas igrejas pode haver menos. Cabe a cada paróquia fixar o número máximo de fiéis que podem acolher para cada celebração de acordo com estes novos parâmetros.

As novas disposições valem também para celebrações ao ar livre

As novas regras também se aplicam às celebrações realizadas ao ar livre. E as procissões se encaixam nessas normas.
As paróquias deverão se adaptar às normas estabelecidas pelas autoridades locais de acordo com o espaço disponível.

O governo holandês decidiu flexibilizar as restrições impostas para controlar a expansão da covid-19. As funções religiosas estão concernidas nessas disposições.

O Protocolo “Vida Eclesiástica a um metro e meio” e os Corais, fiéis, ministros e edifícios

Com relação aos coros litúrgicos, o governo holandês ainda não concluiu sua investigação sobre os riscos sanitários associados ao canto coral.
Portanto, permanece em vigor o que foi estabelecido no protocolo dos bispos denominado “Vida Eclesiástica a um metro e meio”.

O protocolo episcopal publicado em maio passado, tendo em vista o reinício das celebrações públicas de Missas, está dividido em três partes.
A primeira delas “é dirigida a todos os fiéis e fornece diretrizes para uma celebração segura e digna da liturgia nas igrejas”. Além do distanciamento físico, o documento insiste na necessidade de “não tocar” em nada, nem mesmo no próprio corpo quando se faz o sinal da cruz.

Uma segunda parte diz respeito aos ministros, que também estão vinculados a numerosas regras, incluindo a de não tocar a hóstia com as mãos, mas com uma pinça.

A terceira parte, por outro lado, reúne as indicações para “edifícios eclesiásticos e a logística”, regras que uma “pessoa responsável” por cada edifício terá que vigiar para que sejam aplicadas”. (JSG)

(Com informações www.rkkerk.nl.)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas