Gaudium news > História, Oração e Frases de São Policarpo de Esmirna

História, Oração e Frases de São Policarpo de Esmirna

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 23 de fevereiro, a memória litúrgica de São Policarpo de Esmirna, Bispo e mártir.

Redação (23/02/2022 10:20, Gaudium Press) São Policarpo, cujo o nome significa “o que produz muitos frutos”, nasceu por volta do ano 70 e foi discípulo do apóstolo são João, tornando-se mais tarde Bispo de Esmirna (Turquia).

Considerado um dos Bispos mais famosos da Igreja primitiva, sempre exortou os fiéis a seguirem o Evangelho e não se deixarem levar pelas heresias dos pagãos. Entre os seus discípulos estavam Santo Irineu de Lyon e Papias.

Seu martírio ocorreu no dia 23 de fevereiro do ano de 155. Na ocasião, ele foi levado diante do procônsul Décio Quadrado, que lhe convidou a abandonar o cristianismo, proposta negada por São Policarpo.

Diante da resposta negativa, Décio mandou que queimassem o Bispo de Esmirna vivo. “Ameaça-me com fogo que dura alguns momentos e depois se apaga. O que eu quero é não ter que ir ao fogo eterno que nunca se apaga”, respondeu o Santo. Os carrascos ainda lhe atravessaram o coração com uma lança.

Frases de São Policarpo de Esmirna

01 – “Quando podeis fazer o bem, não o deixeis para depois, porque a esmola liberta da morte”.

02 – “Os diáconos devem ser inocentes (…) sendo servos de Deus e de Cristo, e não dos homens”.

03 – “Durante 86 anos, servi a Cristo, e Ele não me fez mal algum; como poderia eu blasfemar contra meu Rei e Salvador?”.

04 – “Eu os exorto, portanto, a obedecerem atenciosamente à palavra da justiça, e a exercitarem a paciência”.

05 – “Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o Vosso Nome adorável seja glorificado por todos os séculos”.

06 – “Coitado é aquele por quem o nome do Senhor é blasfemado!”.

07 – “Todo aquele que não confessa que Jesus Cristo veio na carne, é um anticristo; todo aquele que não confessa o testemunho da cruz é do demônio; e quem perverte as palavras do Senhor segundo os seus próprios desejos e diz que não há ressurreição nem juízo, esse tal é o primogênito de Satanás”.

08 – “E se nós suplicamos ao Senhor para nos perdoar, também nós devemos perdoar, pois estamos diante dos olhos do nosso Deus e Senhor, e porque todos devemos comparecer no tribunal de Cristo, e cada um deve prestar contas de si mesmo”.

09 – “Sejamos zelosos na busca do que é bom, mantendo-nos longe das causas de ofensa, de falsos irmãos, e daqueles que hipocritamente proclamam o nome do Senhor, fazendo os homens vãos caírem no erro”.

10 – “Sigam o exemplo do Senhor, permanecendo firmes e imutáveis na Fé, amando o próximo, e permanecendo unidos uns aos outros, gozando juntos da verdade, mostrando a mansidão do Senhor nas suas relações com o próximo, sem desprezar ninguém”.

Oração a São Policarpo de Esmirna

Ó Deus, que destes a São Policarpo a graça de conhecer-vos tão profundamente a ponto de entregar sua vida pelo testemunho do vosso Santo Nome, dai-nos, por sua intercessão, o amor e a coragem para testemunharmos a fé onde quer que seja preciso, para a glória do vosso Nome. Amém. São Policarpo, rogai por nós. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas