Gaudium news > História, oração e Frases de São Pedro Canísio

História, oração e Frases de São Pedro Canísio

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 21 de dezembro, a memória litúrgica de São Pedro Canísio, doutor da Igreja.

Historia oracao e Frases de Sao Pedro Canisio

Redação (21/12/2022 09:20, Gaudium Press) São Pedro Canísio nasceu no ano 1521 em Nimega, Holanda. Formou-se em Teologia aos 19 anos e após realizar alguns exercícios espirituais com São Pedro Favro, companheiro de Santo Inácio de Loyola, se sentiu chamado à vida religiosa nos jesuítas.

Após ser admitido na comunidade, foi enviado para Colônia, Alemanha, onde passou os primeiros anos como religioso dedicando-se à oração, ao estudo, à meditação e à ajuda aos necessitados. Este Santo redigiu dois Catecismos, que foram traduzidos para 24 idiomas e se propagaram pelo mundo.

Ao longo de seus 30 anos trabalhando como missionário, percorreu 30 mil quilômetros pela Alemanha, Áustria, Holanda e Itália. Fundou colégios católicos em muitas cidades da Alemanha e ajudou a estabelecer vários seminários para a formação dos futuros sacerdotes no país.

São Pedro Canísio faleceu na cidade alemã de Freiburg, no dia 21 de dezembro de 1597. O Papa Pio XI o canonizou e o declarou doutor da Igreja. Ele é considerado como o segundo evangelizador da Alemanha depois de São Bonifácio e martelo dos hereges, por conta das suas críticas aos erros dos protestantes. Também é conhecido como um dos criadores da imprensa católica.

Frases de São Pedro Canísio

01 – “Persevera diante de qualquer situação, por mais difícil que seja, persevera na confiança e na fé em Deus”.

02 – “Se existe entre os mortais algum nome tão belo, cheio de graça, que mereça ser escrito, lido, louvado, pintado e esculpido é o de Maria, já que é digno de estar sempre diante dos olhos, nos ouvidos e nas mentes de todos os homens e de ser pronunciado em particular e publicamente com imensa reverência”.

03 – “Oh! Se pudessem os adolescentes puros conhecer os seus bens, como os rodeariam de cuidado e esforço, para guardar inteiro esse tesouro verdadeiramente áureo da castidade”.

04 – “Desejo despertar nos outros e em mim mesmo um fervor maior, a fim de que o depósito católico da fé, que o Apóstolo não nos confiou sem motivo e que é preferível a todos os tesouros deste mundo, seja conservado preciosamente intacto e autêntico, pois dele dependem a sabedoria cristã, a paz em geral e a santidade do homem”.

05 – “Tu, Senhor “me preveniste com tua misericórdia” de muitos modos me arredaste de pecados mais graves e precedeste meus pés, para não entrarem pelo caminho largo que conduz à perdição os amadores do mundo”.

Sao Pedro Canisio

06 – “Esta opinião é admitida há vários séculos e tão impressa na alma dos fiéis, é tão recomendada pela Igreja, que quem negasse a assunção ao céu do corpo de Maria santíssima nem sequer seria ouvido com paciência, mas seria vaiado como pertinaz, ou mesmo temerário, e imbuído mais de espírito herético do que católico”.

07 – “Os mistérios da graça que Deus operou na virgem Maria não se devem medir pelas leis ordinárias, senão pela onipotência divina, suposta a conveniência do fato e a não contradição ou repugnância com as Escrituras”.

08 – “Que o fruto da paixão e morte do redentor do mundo se aplique à remissão de todos os pecados por mim já designados e à consecução e aumento dos dons espirituais mais necessários”.

09 – “Não discutam, não briguem, não desprezem aqueles que não compartilham da nossa Fé, mas defendam essa mesma Fé, com todo os seus corações e com todas as suas almas”.

10 – “O que todo mundo ama e busca, é a moderação unida à gravidade da linguagem e à força dos argumentos. Abramos os olhos dos extraviados, mas sem nunca causar-lhes irritação”.

Oração a São Pedro Canísio

Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Pedro Canísio, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas