Gaudium news > História, Oração e Frases de São Marcelino Champagnat

História, Oração e Frases de São Marcelino Champagnat

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 6 de junho, a memória litúrgica de São Marcelino Champagnat, fundador dos Irmãos Maristas.

Historia Oracao e Frases de Sao Marcelino Champagnat

Foto: Divulgação/Província Marista Brasil Centro-Sul.

Redação (06/06/2023 10:04, Gaudium Press) São Marcelino nasceu na cidade francesa de Marlhes no dia 20 de maio de 1789, sendo consagrado por sua mãe a Nossa Senhora. Ingressou no seminário menor, mesmo sem ter frequentado qualquer escola. Entre seus colegas estava São João Maria Vianney, também conhecido como o santo Cura de Ars.

Foi ordenado sacerdote no ano de 1816. No ano seguinte, sentiu-se inspirado e fundou a comunidade de Irmãos Maristas, através da qual formou muitos professores de religião e catequistas. A essência de seu método formativo, que proibia o trato humilhante e os castigos físicos, era o amor à Nossa Senhora.

“Nossa Comunidade pertence inteiramente a Nossa Senhora, a Mãe de Deus. Nossas atividades devem estar dirigidas a fazê-la amar, estimar e glorificar. Ensinemos sua devoção aos nossos jovens, e assim os conduziremos mais facilmente a Jesus Cristo”, assegurava aos seus religiosos.

No dia 6 de junho de 1840, aos 51 anos de idade, São Marcelino entregou sua alma a Deus, deixando um legado que rende frutos até os nossos dias. O Papa São João Paulo II, que o canonizou no ano de 1999, afirmou que o fundador dos Irmãos Maristas “foi sensível às necessidades espirituais e educativas da sua época, sobretudo a ignorância religiosa e as situações de abandono vividas em particular pela juventude”.

Sao Marcelino Champagnat 1

Foto: Wikimedia Commons/Carlos yo.

Frases de São Marcelino Champagnat

01 – “A comunhão frequente é o grande meio de se abrasar de amor por Jesus, de fazer grandes progressos na virtude e de assegurar a salvação”.

02 – “A vida religiosa é essencialmente vida de oração”.

03 – “Não é nos homens que devemos confiar, mas em Deus que é tudo e que faz tudo”.

04 – “Podemos recear o fracasso quando temos Deus a nosso favor e trabalhamos para Ele?”.

05 – “A Providência não nos pode abandonar, pois é para Ela que trabalhamos”.

06 – “Uma das vantagens da presença de Deus é inspirar-nos grande coragem, grande zelo para trabalharmos em nossa perfeição”.

07 – “A presença divina é suficiente para estabelecer a ordem numa alma e trazer-lhe a paz”.

08 – “Sim, só Maria é a causa de nossa prosperidade. Sem Maria não somos nada, mas com Maria temos tudo, pois Ela sempre está com Jesus nos braços ou no coração”.

09 – “O ‘sim’ de Maria é para todos os cristãos lição e exemplo, para fazerem da obediência à vontade do Pai o caminho e o meio da própria santificação”.

10 – “A educação é uma obra de amor”.

Sao Marcelino Champagnat

Foto: Divulgação/Rede Marista.

Oração a São Marcelino Champagnat

São Marcelino Champagnat, durante a vossa vida caminhastes na presença de Deus, cheio de fé e profunda confiança filial na proteção de Maria, e fostes misericordioso para com o próximo, cheio de amor e carinho pelos pobres e pequeninos, os prediletos de Deus. Por isso, com grande confiança nos dirigimos a vós. Consegue-nos do Senhor a graça… (citar pedido). Isso vos pedimos para a glória de Deus, nosso Pai querido. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas