História, Oração e Frases de São Marcelino Champagnat
A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 6 de junho, a memória litúrgica de São Marcelino Champagnat, fundador dos Irmãos Maristas.
Redação (06/06/2023 10:04, Gaudium Press) São Marcelino nasceu na cidade francesa de Marlhes no dia 20 de maio de 1789, sendo consagrado por sua mãe a Nossa Senhora. Ingressou no seminário menor, mesmo sem ter frequentado qualquer escola. Entre seus colegas estava São João Maria Vianney, também conhecido como o santo Cura de Ars.
Foi ordenado sacerdote no ano de 1816. No ano seguinte, sentiu-se inspirado e fundou a comunidade de Irmãos Maristas, através da qual formou muitos professores de religião e catequistas. A essência de seu método formativo, que proibia o trato humilhante e os castigos físicos, era o amor à Nossa Senhora.
“Nossa Comunidade pertence inteiramente a Nossa Senhora, a Mãe de Deus. Nossas atividades devem estar dirigidas a fazê-la amar, estimar e glorificar. Ensinemos sua devoção aos nossos jovens, e assim os conduziremos mais facilmente a Jesus Cristo”, assegurava aos seus religiosos.
No dia 6 de junho de 1840, aos 51 anos de idade, São Marcelino entregou sua alma a Deus, deixando um legado que rende frutos até os nossos dias. O Papa São João Paulo II, que o canonizou no ano de 1999, afirmou que o fundador dos Irmãos Maristas “foi sensível às necessidades espirituais e educativas da sua época, sobretudo a ignorância religiosa e as situações de abandono vividas em particular pela juventude”.
Frases de São Marcelino Champagnat
01 – “A comunhão frequente é o grande meio de se abrasar de amor por Jesus, de fazer grandes progressos na virtude e de assegurar a salvação”.
02 – “A vida religiosa é essencialmente vida de oração”.
03 – “Não é nos homens que devemos confiar, mas em Deus que é tudo e que faz tudo”.
04 – “Podemos recear o fracasso quando temos Deus a nosso favor e trabalhamos para Ele?”.
05 – “A Providência não nos pode abandonar, pois é para Ela que trabalhamos”.
06 – “Uma das vantagens da presença de Deus é inspirar-nos grande coragem, grande zelo para trabalharmos em nossa perfeição”.
07 – “A presença divina é suficiente para estabelecer a ordem numa alma e trazer-lhe a paz”.
08 – “Sim, só Maria é a causa de nossa prosperidade. Sem Maria não somos nada, mas com Maria temos tudo, pois Ela sempre está com Jesus nos braços ou no coração”.
09 – “O ‘sim’ de Maria é para todos os cristãos lição e exemplo, para fazerem da obediência à vontade do Pai o caminho e o meio da própria santificação”.
10 – “A educação é uma obra de amor”.
Oração a São Marcelino Champagnat
São Marcelino Champagnat, durante a vossa vida caminhastes na presença de Deus, cheio de fé e profunda confiança filial na proteção de Maria, e fostes misericordioso para com o próximo, cheio de amor e carinho pelos pobres e pequeninos, os prediletos de Deus. Por isso, com grande confiança nos dirigimos a vós. Consegue-nos do Senhor a graça… (citar pedido). Isso vos pedimos para a glória de Deus, nosso Pai querido. Amém. (EPC)
Deixe seu comentário