Gaudium news > História, oração e frases de São João Eudes

História, oração e frases de São João Eudes

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 19 de agosto, a memória de São João Eudes, fundador da Congregação de Jesus e Maria e da Congregação das irmãs do Bom Pastor.

Sao Joao Eudes 1

Redação (19/08/2023 07:18, Gaudium Press) Nascido no dia 14 de novembro de 1601 na pequena vila de Ri, no norte da França, João Eudes estudou com os padres jesuítas, dedicando tempo diário para a oração na capela do colégio.

Ingressou na Congregação do Oratório no ano de 1623, sendo ordenado dois anos depois, dedicando-se integralmente à pregação entre o povo. Em 1627, quando surgiu a epidemia da peste, deu assistência aos doentes e seus familiares.

Fundou a Congregação de Jesus e Maria, que tinha por missão a formação espiritual e doutrinal dos sacerdotes e seminaristas e a pregação evangélica inserida às necessidades espirituais e materiais do povo. Também fundou a Congregação das irmãs do Bom Pastor.

São João Eudes é considerado como o precursor do culto aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, tendo se dedicado à pregação sobre esta devoção durante as suas missões. Este Santo faleceu no dia 19 de agosto de 1680.

Sao Joao Eudes 4

Frases de São João Eudes

01 – “Amemos a Jesus com o Coração de Maria. E a Maria com o Coração de Jesus. E não tenhamos senão um só coração e um só amor com Jesus e Maria”.

02 – “Todo o que ama essa Virgem Imaculada é casto; quem a honra, devoto; quem a imita santo. Ninguém a ama sem ser amado por ela”.

03 – “O maior sinal da ira de Deus é quando Ele permite que, como punição por seus crimes, o povo caia nas mãos de pastores que o são mais de nome do que de fato”.

04 – “Eis o milagre dos milagres: Maria sendo tão grande quanto é, se considera como se nada fosse”.

05 – “Quem vê Jesus vê Maria, quem ama Jesus, ama Maria!”

Sao Joao Eudes 3

06 – “O Sacerdote é Jesus Cristo caminhando na terra”.

07 – “Algo deplorável até as lágrimas de sangue é ver que, dentre o tão grande número de homens que povoam a Terra, que foram batizados e, em consequência, admitidos na condição de filhos de Deus, muito mais numerosos são os que vivem como animais, como pagãos e até mesmo como demônios; quase não há quem se comporte como verdadeiro cristão”.

08 – “Certamente, uma mulher que veste roupa imoral pode condenar-se. E pode condenar-se, quer pelo pecado que comete ela mesma, quer por que causa a condenação de outras pessoas”.

09 – “Entregai-vos a Jesus para entrar na imensidade do seu grande Coração, que contém o coração de sua santa Mãe e de todos os santos, e para perder-vos nesse abismo de amor, de caridade, de misericórdia, de humildade, de pureza, de paciência, de submissão e de santidade”

10 – “Três coisas se requerem para que haja misericórdia. A primeira é ter compaixão da miséria do outro, pois misericordioso é quem leva em seu coração as misérias dos miseráveis. A segunda consiste em ter uma vontade decidida de socorrê-los em suas misérias. A terceira é passar da vontade à ação”.

Sao Joao Eudes 2

Oração a São João Eudes

Ó Pai, pela vossa misericórdia, São João Eudes anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas