Gaudium news > História, Oração e Frases de São João Crisóstomo

História, Oração e Frases de São João Crisóstomo

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 13 de setembro, a memória de São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja.

Redação (13/09/2021 12:06, Gaudium Press) São João Crisóstomo nasceu no ano 348, em Antioquia, Síria. Seu nome passou para a história com o apelido de “boca de ouro” por conta de sua incrível capacidade de falar sobre a Fé. Além disso, também se tornou Doutor da Igreja.

Passou por uma experiência eremítica na qual permaneceu por seis anos no deserto, sendo os dois últimos em uma caverna. Por conta de sua saúde precária teve que retornar dessa vivência religiosa mais retirada, sendo ordenado sacerdote em Antioquia.

Tendo conhecimento da péssima formação dada ao clero, que vivia entregue à ambição e à avareza, Crisóstomo passou a exigir uma vida de pobreza e simplicidade evangélica àqueles que precisavam ser exemplo para o rebanho.

Por conta disso, e também por suas pregações fervorosas contra a luxúria e imoralidade, o Santo começou a ser perseguido, sendo por duas vezes exilado. No último exílio, São João Crisóstomo faleceu, deixando um belo testemunho e inúmeros escritos que são estudados até os nossos dias.

Frases de São João Crisóstomo

01 – “Nada vale tanto como a oração. Ela torna possível aquilo que é impossível, fácil o que é difícil. É impossível que o homem que reza continue pecando”.

02 – “Não te afaste da Igreja: nada é mais forte do que ela. Ela é a tua esperança, o teu refúgio. Ela é mais alta que o céu e mais vasta que a terra. Ela nunca envelhece”.

03 – “O homem mais poderoso é o que reza, porque se faz participante do poder de Deus”.

04 – “Tudo nos parece difícil porque não recorremos a Deus como deveríamos, e não o temos sempre presente em nosso pensamento”.

05 – “Deus demora em atender-nos, não por repelir as nossas orações, mas para nos tornar mais fervorosos e nos atrair para Si”.

06 – “O ócio mata o corpo, a indiferença mata a alma, no entanto o exercício das virtudes embeleza tanto um como outro”.

07 – “Deus quis que não recebêssemos nada que não passe pelas mãos de Maria”.

08 – “O incompreensível só se vê com os olhos da Fé”.

09 – “A mosca que pousa no mel não pode voar; a alma que fica presa ao sabor do prazer sente-se impedida em sua liberdade e contemplação”.

10 – “A oração nos acostuma a falar com Deus”.

Oração de São João Crisóstomo

Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra.Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei.Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria.Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas