Gaudium news > História, Oração e Frases de São Francisco de Assis

História, Oração e Frases de São Francisco de Assis

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 4 de outubro, a memória de São Francisco de Assis, fundador da Ordem dos Franciscanos e padroeiro dos animais.

Redação (04/10/2021 12:11, Gaudium Press) Nascido na cidade italiana de Assis no ano de 1182, Francisco teve uma juventude devassa, na qual somente se importava em gozar a vida. Enviado à guerra, foi feito prisioneiro e logo após ser libertado ficou doente. Em determinada ocasião, ouviu uma voz que lhe questionava: “A quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Voltou para a casa pensativo, e com a ajuda da oração, entendeu que Deus lhe chamava para algo maior.

Foi então que começou a desenvolver seu espírito de pobreza, servindo aos pobres e doentes, oferecendo-lhes suas roupas e dinheiro. O Santo foi enviado para uma capela chamada Porciúncula, onde passou boa parte da vida. Seu exemplo atraiu muitos discípulos, o que fez com que Francisco redigisse uma breve regra no ano de 1210, tendo a mesma sido aprovada pelo Papa. A pobreza se tornou o fundamento de sua ordem e o amor à pobreza se manifestava na maneira de se vestir, nos utensílios que usavam e nos atos.

No dia 3 de outubro de 1226, entregou a alma a Deus cantando “mortem suscepit”, sendo canonizado no dia 16 de julho de 1228, pelo Papa Gregório IX. Sua admiração e relação estreita com a natureza lhe renderam o título de padroeiro dos animais. Em 1939 o Papa Pio XII o elevou a padroeiro principal da Itália.

Frases de São Francisco de Assis

01 – “Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras”.

02 – “Onde o silêncio e a meditação reinam, não há lugar para preocupação”.

03 – “A oração nos aproxima de Deus, embora ele esteja sempre perto de nós”.

04 – “Sem oração ninguém pode progredir no serviço divino”.

05 – “Todo o bem que fazemos deve ser feito pelo amor de Deus, e o mal que evitamos deve ser evitado pelo amor de Deus”.

06 – “Santifique-se e você santificará a sociedade”.

07 – “Orar diariamente nos torna gentis”.

08 – “O verdadeiro ensinamento que transmitimos é o que vivemos e somos bons pregadores quando colocamos em prática o que dizemos”.

09 – “Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado. Resignação para aceitar o que não pode ser mudado. E sabedoria para distinguir uma coisa da outra”.

10 – “O que temer? Nada. A quem temer? Ninguém. Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtêm três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho; e vida sem morte”.

Oração de São Francisco de Assis

Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna! Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas