Gaudium news > História, Oração e Frases de São Bernardo de Claraval

História, Oração e Frases de São Bernardo de Claraval

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 20 de agosto, a memória litúrgica de São Bernardo Claraval, fundador da Abadia de Claraval e Doutor da Igreja.

Sao Bernardo de Claraval 5

Redação (20/08/2023 07:49, Gaudium Press) São Bernardo de Claraval nasceu no Castelo de Fontaine, em 1090, perto de Dijon (França). É considerado pela Família Cisterciense um segundo fundador, pois atraía muitos para a Ordem. Seu poder de atração era tal, que todos os irmãos, primos e amigos o seguiram.

Destacou-se como pregador e após fundar o Mosteiro de Claraval, começou a irradiar a Igreja com seus escritos, dos quais se destaca o Tratado do Amor de Deus. Foi ele quem compôs a famosa invocação mariana: “Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria”.

São Bernardo faleceu no ano de 1153, sendo canonizado pelo Papa Alexandre III em junho de 1174. Por conta de suas pregações e obras escritas (numerosas obras, milhares de cartas e mais de 300 sermões) foi declarado Doutor da Igreja em 1830 pelo Papa Pio VIII.

Sao Bernardo de Claraval 2

Frases de São Bernardo de Claraval

01 – “Deus quis que nada recebêssemos que não passe pelas mãos de Maria”.

02 – “Recorre a Maria! Sem a menor dúvida eu digo, certamente o Filho atenderá sua mãe”.

03 – “Nos perigos, nas angústias, nas incertezas pensa em Maria, invoca Maria. Que ela nunca abandone os teus lábios, nem o teu coração; e para obteres a ajuda da sua oração, nunca esqueças o exemplo da sua vida”.

04 – “Tudo o que temos de benefícios de Deus, nós o recebemos pela intercessão de Maria. E por que é assim? Porque Deus assim o quer”.

05 – “Quem somos nós, ou qual é a nossa força para resistirmos a tantas tentações? Certamente era isso que Deus queria: que nós, vendo a nossa insuficiência e a falta de auxílio, recorrêssemos com toda humildade à sua misericórdia”.

Sao Bernardo de Claraval 4

06 – “A causa para amar a Deus é o próprio Deus; a medida, amá-lo sem medida”.

07 – “Possuireis todas as coisas sobre as quais se estender a vossa confiança. Se esperais muito de Deus, Ele fará muito por vós. Se esperais pouco, Ele fará pouco.”

08 – “A Eucaristia é o amor que supera todos os outros amores no céu e na terra”.

09 – “Fica sabendo, ó cristão, que mais merece ouvir devotamente uma só missa do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a terra.”

10 – “O avarento está sempre faminto como um mendigo, nunca chega a ficar satisfeito com os bens que deseja. O pobre, como senhor de tudo, os despreza, pois não deseja nada.”

Sao Bernardo de Claraval 3

Oração de São Bernardo de Claraval a Nossa Senhora

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorando o vosso auxílio, e reclamando o vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado, pois, com igual confiança, ó Virgem das virgens, como à Mãe recorro e de vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés; não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus, mas dignai-vos de as ouvir propícia e me alcançar o que vos rogo. À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas