Gaudium news > História, Oração e Frases de Santa Teresa de Ávila

História, Oração e Frases de Santa Teresa de Ávila

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 15 de outubro, a memória de Santa Teresa de Ávila, a primeira mulher a ser proclamada doutora da Igreja.

Santa Teresa de Avila 1

Redação (15/10/2021 09:44, Gaudium Press) Santa Teresa nasceu na cidade espanhola de Ávila no dia 28 de março de 1515. Sentindo o chamado de Deus à vida religiosa, aos 20 anos ingressou no mosteiro carmelita da Encarnação.

Ela foi a responsável pela reforma carmelita, que teve por objetivo reestabelecer o primeiro ardor religioso. Sua ideia foi a de fundar uma comunidade mais reduzida e menos relaxada. Santa Teresa estabeleceu a mais estrita clausura, o silêncio quase perpétuo e uma verdadeira pobreza.

Seus escritos refletem seu profundo espírito de oração, a forma de praticá-lo e os seus frutos. As suas obras mais conhecidas são o ‘Caminho de Perfeição’, dirigidos às suas religiosas; o livro das ‘Fundações’, com o objetivo de animá-las e edificá-las; e o ‘Castelo Interior’, escrito para a instrução de todos os cristãos.

No dia 4 de outubro de 1582, Santa Teresa de Ávila entregou sua alma a Deus. Suas últimas palavras foram: “Sou filha da Igreja”. A Santa foi canonizada no ano de 1622, sendo proclamada Doutora da Igreja no dia 27 de setembro de 1970 pelo Papa Paulo VI.

Santa Teresa de Avila 2

Frases de Santa Teresa de Ávila

01 – “Vocês pensam que Deus não fala, porque não se ouve a Sua voz? Quando é o coração que reza, Ele responde”.

02 – “Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa, Deus não muda, a paciência tudo alcança; quem a Deus tem, nada lhe falta: só Deus basta”.

03 – “A meu ver a oração não é outra coisa senão tratar intimamente com Aquele que sabemos que nos ama, e estar muitas vezes conversando a sós com Ele”.

04 – “O Senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras. Olha mais o amor com que são feitas”.

Santa Teresa de Avila 3

05 – “Em tempos de tristeza e inquietação, não abandones nem as boas obras de oração nem a penitência a que estás habituada. Antes, intensifica-as. E verás com que prontidão o Senhor te sustentará”.

06 – “Se não dermos ouvidos ao Senhor quando Ele nos chama, pode acontecer que não consigamos encontrá-lo quando o quisermos”.

07 – “Falais muito bem com outras pessoas, por que vos faltariam palavras para falar com Deus?”

08 – “Não vos deixeis enganar por ninguém que vos mostre um caminho que não seja o da oração”.

09 – “Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantamos depois de cada queda”.

10 – “A verdadeira humildade reside em nossa disposição de nos contentar com aquilo que o Senhor quiser de nós”.

Santa Teresa de Avila 4

Oração a Santa Teresa de Ávila

Ó Santa Teresa de Jesus, vós sois a mestra da genuína oração e nos ensinais a rezar conversando com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Ó Santa Teresa, ajudai-nos a rezar com Fé e Confiança, sem nunca duvidar da bondade divina. Ajudai-nos a rezar com inteira conformidade de nossa vontade com a vontade de Deus, com insistente perseverança até alcançarmos aquilo que necessitamos. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas