Gaudium news > História, oração e frases de Santa Clara de Assis

História, oração e frases de Santa Clara de Assis

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 11 de agosto, a memória de Santa Clara de Assis, fundadora do ramo feminino dos franciscanos.

Historia oracao e frases de Santa Clara de Assis

Redação (11/08/2023 08:44, Gaudium Press) Nascida na cidade italiana de Assis, no ano de 1193, Santa Clara recebeu este nome por inspiração de sua mãe, que recebeu uma revelação de que sua filha iluminaria o mundo através de sua santidade.

Aos dezoito anos, Clara abandonou seu lar e foi ao encontro de São Francisco de Assis desejosa de poder seguir sua vocação religiosa. Após ter seus cabelos cortados, símbolo de sua entrega total a Cristo, dirigiu-se à igreja de São Damião, onde fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido como as Clarissas.

Em certa ocasião, durante uma tentativa de invasão do convento por parte de sarracenos, Santa Clara os enfrentou empunhando um ostensório com Jesus Eucarístico e afirmando que Cristo era mais forte que eles. A atitude fez com que, de forma inexplicável, os invasores entrassem em pânico e fugissem. Por este motivo, a Santa é representada segurando um Ostensório na mão.

Outro episódio importante na vida de Santa Clara de Assis ocorreu em 1252, um ano antes de sua morte. A fundadora das Clarissas estava acamada, mas mesmo assim conseguiu assistir a missa que estava sendo celebrada. Segundo seus relatos, a celebração da Missa aparecia para ela como que projetada na parede de seu quarto. Este fato levou o Papa Pio XII a proclamá-la, no ano de 1958, como Padroeira da televisão.

Historia oracao e frases de Santa Clara de Assis 2

Frases de Santa Clara de Assis

01 – “Se olhares para Deus, o que tanto te preocupa vai parecer insignificante”.

02 – “Sabeis que não dá para ser glorioso no mundo e lá [no Céu] reinar com Cristo”.

03 – “O Senhor esteja sempre com vocês e oxalá estejam vocês sempre com ele”.

04 – “Tomemos cuidado para que, se entramos pelo caminho do Senhor, de maneira alguma nos afastemos dele em algum tempo por nossa culpa ou ignorância”.

05 – “Jesus é a ponte entre aquele que tudo pode e as criaturas que de tudo precisam”.

Historia oracao e frases de Santa Clara de Assis 3

06 – “Por Amor a Cristo não há dor que me faça sofrer”.

07 – “Nunca perca de vista seu ponto de partida”.

08 – “Cresçam sempre no amor de Deus e na mútua caridade”.

09 – “Beata pobreza! Aos que te amam e te abraçam, dás riquezas eternas”.

10 – “Que troca maior e mais louvável: deixar as coisas temporais pelas eternas, merecer os bens celestes em vez dos terrestres e possuir a vida feliz para sempre!”.

santa clara e1597157759449

Oração a Santa Clara de Assis

Clara, santa cheia de claridade, Irmã de São Francisco de Assis, intercede pelos teus devotos que querem ser puros e transparentes. Teu nome e teu ser exalam o perfume das coisas inteiras e o frescor do que é novo e renovado.

Clareia os caminhos tortuosos daqueles que se embrenham na noite do próprio egoísmo e nas trevas do isolamento. Clara, irmã de São Francisco, coloca em nossos corações a paixão pela simplicidade, a sede pela pobreza, a ânsia pela contemplação.

Te suplico, Irmã Lua, que junto ao Sol de Assis no mesmo céu refulge, alcança-nos a graça que, confiantes vos pedimos. Santa Clara, ilumina os passos daqueles que buscam a claridade! Amém! (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas