Gaudium news > História dos primeiros séculos da Igreja é tema de congresso no Vaticano

História dos primeiros séculos da Igreja é tema de congresso no Vaticano

O encontro pretende determinar quais elementos podem ser considerados certos, prováveis ou superados dentro da história da Igreja.

Redação (27/10/2021 12:19, Gaudium Press) Entre os dias 27 a 29 de outubro, o Comitê Pontifício de Ciências Históricas realizará, em colaboração com a Universidade Católica de Lyon, uma Conferência Internacional de estudos no Instituto Maria Santíssima Bambina, Vaticano, intitulada ‘Pesquisa sobre a história dos primeiros séculos da Igreja’.

Promover o estudo da história da Igreja

Segundo o presidente do Comitê Pontifício de Ciências Históricas, Padre Bernard Ardura, esta instituição “está encarregada de promover o estudo da história da Igreja, ou seja, dos vinte séculos que nos separam da vida terrena de Jesus e seus apóstolos”.

“Nos últimos anos, o Papa Francisco tem insistido na necessidade de que o Comitê promova uma colaboração fecunda no âmbito científico não apenas com as instituições acadêmicas católicas, mas também com todos os historiadores e especialistas nas ciências auxiliares da história, dispostos a trabalhar juntos na busca da verdade, tendo em conta unicamente sua competência científica”, acrescentou.

Uma resposta ao chamado do Santo Padre

O Padre Ardura ressaltou que ao organizar o programa desta conferência, quis responder ao chamado do Santo Padre para “trabalhar com estudiosos de todas as procedências científicas, das mais variadas sensibilidades culturais e das mais diversas abordagens historiográficas”.

Por conta disso, o comitê consultou especialistas em geografia e história dos primeiros séculos, das rotas comerciais e a economia no mundo romano e na Ásia, tendo uma atenção especial nos movimentos da diáspora judaica e nos itinerários dos primeiros missionários. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas