Gaudium news > História de Santo Evaristo, Papa e Mártir

História de Santo Evaristo, Papa e Mártir

Este Santo foi o quinto Papa da Igreja Católica a receber, como seus predecessores, a coroa do Martírio.

Santo Evaristo Papa e Martir

Redação (26/10/2023 08:29, Gaudium Press) Judeu-grego de nascimento, Evaristo foi educado pelo pai na doutrina e princípios judaicos, manifestando desde a mais tenra infância, boas disposições pela virtude e pelas letras. Convertido ao cristianismo, se tornou sacerdote e foi para Roma, onde se destacou por sua santidade.

Conhecido por acender o fervor e devoção no coração dos fiéis, pelos seus exemplos de virtude e caridade cristã, Santo Evaristo foi escolhido para suceder a São Clemente no trono pontifício. Apesar de sua resistência em assumir o cargo de chefe da Igreja Católica, acabou sendo consagrado Papa no ano de 101.

Luta contra a heresia

Após se tornar Sumo Pontífice, se empenhou em remediar as necessidades da Santa Igreja, que sofria uma grande perseguição, em uma época na qual a heresia tentava invadir o território sagrado da santa doutrina. O espírito das trevas valia-se de todos os artifícios para derramar o veneno de seus erros entre os fiéis. Porém, Santo Evaristo conseguiu preservar a pureza da Fé entre os fiéis de Roma.

Além de lutar contra a heresia, empenhou-se também no aperfeiçoamento da disciplina eclesiástica, através de regras e decretos, dentre elas a divisão de Roma em paróquias, que foram confiadas a sacerdotes. Através de um decreto, o Sumo Pontífice definiu ainda que o sacramento do matrimônio fosse celebrado publicamente por um sacerdote.

Martírio de Santo Evaristo

As igrejas na época eram oratórios de casas particulares, onde se congregavam os cristãos para ouvir a Palavra de Deus e para assistir à celebração dos divinos mistérios. Cruzes eram afixadas nas portas destes oratórios como forma de diferenciá-los de lugares profanos públicos, que eram distinguidos por estátuas de imperadores.

Seu infatigável zelo e admirável trabalho apostólico, fez crescer de forma vigorosa o número de fiéis, o que causava grande insatisfação nos inimigos de Cristo. Como forma de impedir esse crescimento, os pagãos resolveram prender Santo Evaristo em um cárcere, onde após julgamento, foi condenado à morte por ser líder dos cristãos. Seu martírio ocorreu no dia 26 de outubro do ano 107.

Oração a Santo Evaristo

Ó Deus, que concedestes ao Papa Santo Evaristo a graça do Magistério Romano, permiti que, pela sua intercessão, sejamos sempre fiéis ao papa e aos Bispos a ele unidos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas