Gaudium news > História de Nossa Senhora da Confiança

História de Nossa Senhora da Confiança

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 24 de fevereiro, a festa de Nossa Senhora da Confiança.

Historia de Nossa Senhora da Confianca

Redação (24/02/2022 09:59, Gaudium Press) Esta devoção, que se originou há quase três séculos na Itália, é vinculada à venerável Irmã Clara Isabella Fornari, monja clarissa falecida em 1744. A religiosa, que era Abadessa do mosteiro da cidade de Todi, foi agraciada por inúmeras graças místicas de Deus. Uma das principais foi a de receber em seus membros os estigmas da Paixão.

Cópia se tornou mais célebre que a original

Sua devoção à Mãe de Deus, fazia com que ela sempre levasse consigo um milagroso quadro representando o Menino Jesus nos braços de sua Mãe Santíssima. A essa pintura já eram atribuídas inúmeras graças e curas. Por conta dessa fama, no século XVIII começou a circular pela Itália cópias dela e assim se iniciou a devoção à Nossa Senhora sob o título de ‘Madonna della Fiducia’ (Mãe da Confiança).

Uma das cópias, que acabou se tornando mais célebre do que a original, foi levada para o Seminário Maior de Roma, considerado o principal do mundo, de onde se tornou a padroeira. Anualmente os Papas a veneram na festa de Nossa Senhora da Confiança, celebrada no dia 24 de fevereiro.

Historia de Nossa Senhora da Confianca 3

Episódios que comprovam a proteção de Nossa Senhora da Confiança

Dois episódios demonstraram aos seminaristas que eles poderiam recorrer à Nossa Senhora da Confiança e contar com o seu auxílio nas piores situações. O primeiro deles ocorreu no ano de 1837, quando a Cidade Eterna foi assolada por uma epidemia de cólera e o seminário foi poupado milagrosamente.

Outro fato ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, quando por volta de cem seminaristas foram enviados à frente de batalha. Colocando-se sob a especial proteção da Madonna della Fiducia, todos retornaram vivos. Como forma de agradecimento, entronizaram o venerável quadro numa nova capela de mármore e prata.

Mensagem sobre o quadro da Madonna della Fiducia

Este famoso quadro chegou ao Seminário Romano acompanhado de um antigo pergaminho que trazia a seguinte mensagem da Irmã Clara Isabel: “A divina Senhora dignou-Se conceder- me que toda alma que com confiança se apresentar ante este quadro, experimentará uma verdadeira contrição dos seus pecados, com verdadeira dor e arrependimento, e obterá de seu diviníssimo Filho o perdão geral de todos os pecados. Ademais, essa minha divina Senhora, com amor de verdadeira Mãe, se comprouve em assegurar-me que a toda alma que contemplar esta sua imagem, concederá uma particular ternura e devoção para com Ela”.

Historia de Nossa Senhora da Confianca 2

Oração à Nossa Senhora da Confiança

Minha Mãe, uni-me cada vez mais a Vós, e uni-Vos cada vez mais a mim. Eu Vos agradeço a graça da confiança, mas Vos peço que a torneis cada vez mais intensa diante de cada fraqueza que eu sinta. Nossa Senhora da Confiança, dai-me forças!

Peço-Vos, ó Mãe, que do alto do Céu desçam sobre vossos filhos, transpondo suave e vitoriosamente camadas espessas de poluição e de pecado, vossas bênçãos maternais.

Como os discípulos de Emaús ao Divino Redentor, nós Vos pedimos que essas bênçãos fiquem conosco, porque se faz noite sobre o mundo.

A cada instante, a cada angústia, a cada necessidade, ajudem-nos elas a manter a mais inteira e filial confiança em Vós. Nossa Senhora, rogai por nós. Amém!

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas