Havaí: Igreja católica intacta após os incêndios que atingiram a região
Postagens nas redes sociais compartilhadas por moradores e pessoas no local dão uma ideia do estado atual da igreja.
Redação (13/08/2023 20:20, Gaudium Press) Diversos incêndios, propagados rapidamente por ventos fortes e alimentados pela vegetação seca, varreram a ilha do Havaí. A cidade de Lahaina – que já foi a capital do Reino do Havaí e conta com menos de 13.000 habitantes – foi particularmente destruída.
Enquanto os incêndios devastavam a região de Lahaina, uma estrutura histórica permaneceu intacta, a Igreja Católica Maria Lanakila.
Postagens nas redes sociais compartilhadas por moradores e pessoas no local dão uma ideia do estado atual da igreja. Vídeos e imagens mostram o terreno ao redor da igreja queimado pelas chamas, mas a estrutura principal desta parece ainda estar intacta e em boas condições.
O sacerdote Terrence Watanabe, vigário de Maui e Lanai, disse que há evidências fotográficas que o edifício sobreviveu, acrescentando que o santuário e a reitoria da igreja estão intactos.
“Para nós, é um milagre”, sublinhou o Pe. Watanabe na quinta-feira. “Quando vimos a notícia, e vimos o campanário da igreja elevar-se acima da cidade, foi uma ótima visão.”
De acordo com o site da igreja, seu nome, Maria Lanakila, significa “Nossa Senhora da Vitória”. Ela está localizada no centro de Lahaina, que é o berço da Fé na ilha de Maui. A Igreja foi fundada em 1846 pelo padre Aubert da Congregação dos Sagrados Corações de Maria e Jesus. Foi oficialmente dedicado em 8 de setembro de 1858.
Antes dos incêndios devastarem a região, a igreja oferecia um grande número de serviços, incluindo missas em latim, casamentos para visitantes e a Escola Sagrados Corações.
O telhado de madeira da igreja parece ter sofrido alguns danos. “Não saberemos até chegarmos lá e fazermos uma avaliação”, destacou o Pe. Watanabe ao jornal Honolulu Star-Advertiser.
No entanto, a igreja protestante Waiola de 200 anos não teve a mesma sorte, e foi destruída pelo fogo.
Deixe seu comentário