Gaudium news > Há 90 anos Nossa Senhora Aparecida era declarada padroeira do Brasil

Há 90 anos Nossa Senhora Aparecida era declarada padroeira do Brasil

Apesar de ter mais de 300 anos de história, essa invocação mariana só foi oficialmente reconhecida como padroeira do Brasil há 90 anos.

90º aniversário do padroado de Nossa Senhora Aparecida

São Paulo – Aparecida (17/07/2020 14:00, Gaudium Press) A pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, encontrada por pescadores no rio Paraíba em outubro de 1717, conquistou o coração dos brasileiros em pouco tempo, se tornando objeto de grande devoção por parte dos fiéis católicos.

Ideia surgiu durante Congresso Mariano

Apesar de ter mais de 300 anos de história, essa invocação mariana só foi oficialmente reconhecida como padroeira do Brasil há 90 anos. Esse reconhecimento ocorreu após um Congresso Mariano realizado na cidade de Aparecida no ano de 1929.

Na ocasião, o evento reuniu inúmeros sacerdotes, teólogos, historiadores e Bispos, que decidiram fazer um pedido formal ao Papa, para que fosse proclamado oficialmente o padroado de Nossa Senhora Aparecida sobre o Brasil.

Há 90 anos Nossa Senhora Aparecida era declarada padroeira do Brasil

Pedido aprovado pelo Papa Pio XI

Apesar dos devotos da Mãe Aparecida já a terem por Padroeira, os Bispos da época sentiram a necessidade de legitimar essa devoção através de um reconhecimento pontifício. O pedido foi encaminhado pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, ao Papa Pio XI.

No dia 16 de julho de 1930, o pontífice assinou um decreto no qual constituía solenemente Nossa Senhora Aparecida como Rainha do Brasil e sua Padroeira principal. Com o objetivo de preparar uma solenidade digna de sua Padroeira, os Bispos brasileiros resolveram adiar a proclamação oficial do decreto pontifício para o dia 31 de maio do ano seguinte, no encerramento do mês mariano.

Imagem transladada para o Rio de Janeiro

Na tarde do dia 30 de maio de 1931, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi translada da Basílica Velha até a estação ferroviária de Aparecida onde seria conduzida até o Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil. O ato foi acompanhado pelo Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Siva, por diversas autoridades eclesiásticas, civis e militares, e milhares de devotos.

Há 90 anos Nossa Senhora Aparecida era declarada padroeira do Brasil 2

Um vagão-capela, especialmente preparado para transportar a padroeira do Brasil, aguardava a venerada imagem. Nele estava afixado um painel de madeira artisticamente pintado, representando a imagem da Padroeira e as armas de sua Basílica em Aparecida.

Muitos devotos se aglomeravam às margens dos trilhos por onde o Trem da Padroeira passava. Durante esse piedoso trajeto muitos fiéis faziam seus pedidos ou apenas agradeciam pelas graças alcançadas por intercessão da Mãe Aparecida.

Recebida com honras de Chefe de Estado

A imagem mariana foi recebida com honras de chefe de estado na Estação Dom Pedro II, sendo conduzida em carro aberto até a porta da igreja de São Francisco de Paula. Ao longo desse curto percurso ela foi recepcionada pelo ressoar dos sinos de todas as igrejas da capital, além dos aplausos dos fiéis e de um estrondoso foguetório.

Por volta de um milhão de devotos a aguardavam, número até então nunca registrado em nenhum evento da história desse país. Uma Missa Solene foi celebrada e em seguida, Dom Sebastião Leme fez a leitura do decreto papal e logo depois consagrou o Brasil à Senhora Aparecida.

Há 90 anos Nossa Senhora Aparecida era declarada padroeira do Brasil 3

Rainha do Brasil

“Senhora Aparecida, o Brasil é vosso! Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente. Paz ao nosso povo! Salvação para a nossa Pátria! Senhora Aparecida, o Brasil vos ama, o Brasil, em vós confia! Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama, Salve Rainha!”, foram essas algumas das palavras do purpurado na ocasião.

Estavam presentes vinte e cinco Bispos, centenas de sacerdotes, religiosos e religiosas, um milhão de fiéis devotos, o corpo diplomático, o núncio apostólico, Cardeal Aloisi Masella e o presidente da república, Getúlio Vargas.

A República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil. Através da Lei nº 6 802, de 30 de junho de 1980, o dia 12 de outubro, foi decretado oficialmente feriado nacional dedicado à Mãe Aparecida. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas