Gaudium news > Guatemala: diocese comemora cem anos de evangelização e testemunho

Guatemala: diocese comemora cem anos de evangelização e testemunho

Em cem anos o compromisso da Arquidiocese foi evangelizar, fazer discípulos, testemunhar, realizar o objetivo final do homem que é a vida de santidade em Deus.

Em cem anos o compromisso da Arquidiocese foi evangelizar, fazer discípulos, testemunhar, realizar o objetivo final do homem que é a vida de santidade em Deus.

 Los Altos – Guatemala (09/04/2021, 17:15, Gaudium Press) O Arcebispo de Los Altos Quetzaltenango-Totonicapán, na Guatemala, Dom Mario Alberto Molina Palma, OAR, em uma carta pastoral assinada na Quinta-feira Santa, recordou que “no dia 27 de julho de 2021, celebraremos o primeiro centenário da criação da Diocese de Los Altos”.

Para Dom Mário Molina, “este centenário suscita duas ações. Por um lado, graças a Deus porque nos permite ser membros da sua Igreja nesta Arquidiocese; de outro lado, a oração de súplica por sua graça para nos guiar nos anos vindouros ”.

Agradecimento a Bispos, sacerdotes, religiosas, consagrados, leigos evangelizaram esta nação

O arcebispo recorda os bispos que o antecederam nesta arquidiocese, serviram e guiaram o povo de Deus neste lugar. Em seguida, agradeceu às inúmeras religiosas e consagradas que, nos campos da educação, saúde, assistência aos idosos, formação catequética e promoção social, “colaboraram na tarefa da evangelização”.

Dom Mario dirigiu também um agradecimento especial aos leigos, “que, em todos os tempos, dedicaram o seu tempo, a sua engenhosidade, os seus sacrifícios pessoais para colaborar com os pastores, na direção e coordenação das suas comunidades, na catequese e na evangelização.”

Demos graças a Deus, “Senhor da Igreja e dos tempos…”

Na sua carta pastoral, o Arcebispo convida-nos a dar graças a Deus, “Senhor da Igreja e dos tempos… pela fé que conhecemos e recebemos… pelo serviço e ministério das pessoas que foram instrumentos nas suas mãos para que por meio deles virá a fé e muitas obras de evangelização, catequese e caridade serão realizadas ”.

Dom Mário Molina também convida todas as comunidades a oferecerem a Sagrada Eucaristia como ação de graças no sábado 24, domingo 25 e segunda-feira 26 de julho de 2021.
Na terça-feira, 27, data de aniversário, a Sagrada Eucaristia será celebrada na Igreja local com leituras bíblicas adequadas à ocasião.

Olhar para o futuro com esperança, proclamar o Evangelho, realizar o objetivo final que é a vida de santidade em Deus

Na segunda parte da Carta, Dom Molina faz o convite para olhar para o futuro com esperança, traçando um amplo panorama da situação atual e indicando algumas opções pastorais que devem ser realizadas.

O arcebispo recorda que “Evangelizar, formar discípulos, viver como Igreja de Jesus Cristo, dar testemunho no mundo da nossa esperança foi, é e será nossa tarefa.
Porém, Deus desperta pensamentos, inspira decisões, energiza obras. Cada um de nós contribui com pensamentos, decisões e obras que acredita conscientemente contribuirão para a proclamação do Evangelho, para a edificação da Igreja, para a formação dos fiéis e para a realização do objetivo final que é a vida de santidade em Deus ”. (JSG)

 

(Com informações Fides)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas