Gaudium news > Governador do RJ sanciona lei declarando São José de Anchieta como Patrono do Ensino Católico

Governador do RJ sanciona lei declarando São José de Anchieta como Patrono do Ensino Católico

O sacerdote jesuíta é considerado um dos primeiros autores da literatura brasileira e o primeiro dramaturgo no país.

Sao Jose de Anchieta Patrono do Ensino Catolico

Rio de Janeiro (17/03/2023 18:22, Gaudium Press) O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou na última quarta-feira, 15, uma lei declarando São José de Anchieta como Patrono do Ensino Religioso Católico Apostólico Romano no Estado do Rio de Janeiro.

São José de Anchieta é um dos padroeiros do Brasil

A lei, que já entrou em vigor desde sua publicação no Diário Oficial, é de autoria do Deputado Marcio Gualberto. Em sua justificativa, o político recordou que São José de Anchieta é um dos padroeiros do Brasil, sendo um dos jesuítas que aceitou vir ao Brasil em 13 de julho de 1553.

Um dos primeiros autores da literatura brasileira e o primeiro dramaturgo no país

Durante o período que passou no país, o religioso catequizou os índios, escreveu a primeira gramática de Tupi-Guarani da história, além de diversos poemas e também peças teatrais. Sua produção literária lhe fez ser considerado um dos primeiros autores da literatura brasileira e o primeiro dramaturgo no país.

Diretor do primeiro colégio do Estado do Rio de Janeiro

Além disso, ele também foi o diretor do primeiro colégio do Estado do Rio de Janeiro. São José de Anchieta faleceu no dia 9 de junho de 1597, aos 63 anos. Ele foi beatificado pelo Papa São João Paulo II em 22 de junho de 1980 e, após um dos mais longos processos de canonização da história (417 anos), ele foi canonizado pelo Papa Francisco, o primeiro Pontífice jesuíta, em 3 de abril de 2014. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas