Gaudium news > Freiras católicas salvaram mais de 26 mil mulheres do tráfico de pessoas no continente asiático

Freiras católicas salvaram mais de 26 mil mulheres do tráfico de pessoas no continente asiático

A rede internacional de freiras católicas, Talitha Kum, conseguiu resgatar e salvar mais de 26 mil mulheres do tráfico de pessoas na Ásia, em 2021

Redação (24/07/2022 15:00, Gaudium Press) Uma grande rede de freiras católicas resgatou cerca de 26 mil mulheres do tráfico de pessoas na Ásia, em 2021.

Os esforços das religiosas que fazem parte da rede internacional Talitha Kum conseguiram resgatar e salvar cerca de 26 mil mulheres na Ásia do tráfico de pessoas, conforme informações da agência Fides.

Talitha Kum, menina levanta-te

Fundada pela União internacional das superioras gerais (UISG), Talitha Kum é uma organização constituída por 65 organizações católicas, ONGs, organizações internacionais, nacionais e governamentais de todo o mundo.

Talitha Kum que vem do aramaico e significa “menina levanta-te”, é a ordem dada por Nosso Senhor para ressuscitar a filha de Jairo (Mc 5:41).

A rede Talitha Kum tem como objetivo erradicar o tráfico de pessoas, especialmente, a exploração dos mais vulneráveis como mulheres, adolescentes, migrantes e refugiados.

Uma grande rede de pessoas, organizações e países 

A organização, que conta com 3521 membros de 205 congregações religiosas em 20 países asiáticos, conseguiu resgatar mais de 26 mil mulheres da exploração sexual, do matrimônio forçado e do trabalho forçado, no ano passado.

A religiosa Abby Avelino, diretora de Talitha Kum e missionária Maryknoll, na Ásia, afirmou que a crise socioeconômica e política do continente agravou ainda mais a exploração e o tráfico de pessoas no continente.

Muitas são as ações de Talitha Kum para combater o tráfico de pessoas. A prevenção, através de campanhas de conscientização, continua a ser uma arma eficaz nesta luta.

Bangladesh: milhares de homens, mulheres e crianças participam de grupos que rezam o Santo Rosário em família para homenagear Nossa Senhora.

Campanhas de prevenção e conscientização

Campanhas foram realizadas de forma presencial, porém com a chegada da pandemia, as campanhas passaram a ser realizadas de maneira on-line. Fato que permitiu a abertura de duas novas filiais de Talitha Kum: uma em Bangladesh e outra no Vietnam.

Graças a um programa de prevenção chamado Economia de Suficiência, as mulheres de zonas afastadas das grandes cidades são instruídas a “gerenciar recursos alimentares naturais”. Isso pretende diminuir a vulnerabilidade face à exploração.

“Jovens Embaixadores contra o Tráfico” é outro importante programa de prevenção, que está presente em 10 países da Ásia. O programa visa capacitar homens e mulheres jovens a engajarem outros jovens no combate contra o tráfico de pessoas. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas